Devaneios de uma (ex) Tentante

Devaneios de uma (ex) Tentante

segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

26 Semanas - Ultrasson com Dopler

Olá pessoas queridas como estão???

Nós do lado de cá estamos ótimas, prometi na semana passada que viria correndo contar da nossa ultra com dopler, infelizmente não tive tempo na quinta, mas antes tarde do que nunca não é??

Então está tudo perfeito com a Malu e com a gestação, a minha bebéia está toda fofa medindo aproximadamente 33cm pesando 745g, super dentro do normal para a idade dela e como sempre bastante ativa, mamãe fica toda boba quando a médica (faço sempre com a mesma) diz que ela é um bebê nota 10.

Gente é tão incrível como mesmo sem ver esse ser incrível que cresce dentro de mim o amor é tão grande, e ele aumenta cada mexidinha, a cada centímetro que a barriga cresce, a cada batida do meu coração, não vejo a hora de tê-la em meus braços, sentir seu cheirinho, o calor do seu corpinho, os dias definitivamente não passam...

Bem como adoro fazer postagem informativa, e falei da ultra obstétrica com dopler vou explicar um pouco melhor do que se trata, já que nem toda gestante tem necessidade de fazer essa US.

­ A ultrassonografia Doppler é baseada em um efeito físico especial e representa o fluxo de sangue nos vasos da criança e em uma parte do útero materno de forma colorida e acústica.


A Ultrassonografia Doppler é utilizada principalmente no final da gestação (25ª a 38ª semanas) e não representa risco para a grávida e seu bebê. Com ele é possível avaliar, por exemplo, a condição de nutrição do bebê. Um exame Doppler é justificado por:
  • Suspeita de crescimento reduzido ou interrupção do crescimento do bebê;
  • Quantidade reduzida de líquido amniótico;
  • Situações anormais da frequência cardíaca fetal;
  • Suspeita de defeito do coração/enfermidades do coração;
  • Suspeita de má-formação ou enfermidade da criança;
  • Incompatibilidade de grupo sanguíneo;
  • Enfermidade da mãe causada pela gravidez, por exemplo, alta pressão sanguínea, pré-eclâmpsia, Diabetes Mellitus, enfermidade renal, determinadas infecções como rubéola;
  • Parto prematuro em uma gestação anterior;
  • Gestação de múltiplos;
  • Pacientes em uso de anticoagulante por risco de trombofilia (meu caso). 

 

O que pode ser avaliado pela ultrassonografia Doppler?

 

Em cada exame de Doppler é avaliado inicialmente o crescimento do bebê, a quantidade de líquido amniótico e o amadurecimento da placenta. Em seguida, os médicos medem o fluxo sanguíneo nos vasos do bebê, por exemplo, aorta, vasos cerebrais, cordão umbilical e o comportamento da circulação nos vasos do útero.
O exame fornece conclusões sobre condições de deficiências agudas ou crônicas da nutrição do feto e sobre a função da placenta.

O exame de Doppler pode contribuir para a tranquilidade, por um lado, quando uma suspeita específica não se confirmar. Por exemplo, quando um bebê for muito pequeno com relação ao tamanho médio para o tempo da gestação e, mesmo assim, a nutrição da criança for boa.

Por outro lado, é possível identificar em tempo hábil situações nas quais será necessário tratamento. Nesse caso, poderá ser preciso uma assistência pré-natal intensiva ou, em casos isolados, um parto antecipado.

Em meu caso específico por conta do risco de trombofilia é importante avaliar como anda a circulação da placenta para a bebéia, pois isso é o que oferece oxigênio a ela, e graças a Deus está tudo na mais perfeita ordem.

O próximo passo é o ecocardiograma fetal que farei no dia 07/01, esse também é bem importante já que estuda detalhadamente o coração do bebê, obvio que entro em detalhes após fazer o exame.

Ah estarei entrando em recesso amanhã e só volto ao trabalho dia 05/01 e como costumo postar daqui pode ser que dê uma sumida, então desde já, desejo um Feliz Natal a todas, que papai noel traga positivos as tentantes o mais breve possível e as gravidinhas que as crias venham cheias de vida e saúde.

Que 2015 seja o ano das realizações e que traga a todas nós belas surpresas, muita felicidade, saúde e bebês lindos e saudáveis!

Beijos Férteis!


2 comentários:

  1. Ju, fico imensamente feliz em saber que sua princesinha está super bem e serelepe!!! Bjão!!!!

    ResponderExcluir
  2. Ju, que bom que está tudo perfeito com sua neném.

    Boas festas!

    Ah... não tenho face... lá no blog tem um formulário que você entra em contato direto comigo, por e-mail, reservado. ASsim a gente pode ir se comunicando.

    Beijos

    http://projetonossobebe.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir