Devaneios de uma (ex) Tentante

Devaneios de uma (ex) Tentante

quarta-feira, 20 de maio de 2015

Vacinas

Olá pessoas queridas como estão??

Por aqui tudo entrando em ordem, Malu cada dia mais fofa, aos poucos estou me habituando a nova rotina e já não me sinto mais como se tivesse sido atropelada por um trem, mas por um ônibus....kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Bebéia fez um dois meses no domingo, teve bolinho em casa só para nós mesmo, engraçado achava isso bobagem antes da Malu chegar,mas agora quando chega perto do mensário já fico pensando na cobertura do bolo que farei, mais uma cuspida na testa! 

Com a chegada do segundo mês vem de "bonus" as vacinas que tem os temidos efeitos colaterais, já vinha me preparando psicologicamente há 15 dias, mas não adianta assim como na vacina do primeiro mês marido segurou a boneca enquanto eu me afogava em um mar de lágrimas que começaram a cair antes mesmo de aplicar a vacina, #mãeébichobestamesmo.

Como criei meu blog com o intuito de informar e já faz um tempo ele está mais para "meu querido diário", nesse post vou aproveitar para explicar umas coisinhas sobre as vacinas e a cada mês conto a vocês aqui se bebéia teve efeitos colaterais, como foi etc...acho que isso ajuda as outras mamães quando chegar a sua vez...

Bem as primeiras vacinas são tomadas assim que a gente sai da maternidade, algumas maternidades fornecem as vacinas e o bb já sai imunizado, na que Malu nasceu não dá vacina nem faz teste do pezinho, então com 4 dias de nascida fizemos tudo no posto de saúde.

Falando em teste do pezinho aconselho que façam em laboratório pelo plano de saúde de vocês ou direto na APAE, apesar de todas análises serem enviadas e feitas na APAE as amostras colhidas em posto de saúde só analizam 9 tipos de doenças enquanto as de laboratório e diretamente colhidas na APAE são analizados até 15 tipos de doenças, infelizmente só soube disso após fazer o exame no posto, fiquei P da vida, mas paciência...

Voltando as vacinas, as primeiras são BCG, aquela que fica a marca para vida toda no braço, volta e meia fica inflamadinha é normal, isso pode acontecer até um ano, não pode passar nada no local, e não incomoda o bebê nadinha além da picadinha na aplicação.

Dessa vez também aplica-se a Hepatite B na perninha, também não dá reação, ambas podem ser aplicadas no posto ou rede particular sem diferença.

No segundo mês são 4 vacinas, e ai existe uma diferença entre aplicar no posto de saúde ou na rede particular:

Públicas: Pentavalente brasileira (DTP + Hib + hepatite B) / pólio inativada / Rotavírus monovalente / Pneumocócica conjugada 10-valente

O que o esquema particular tem de diferente: 

Existe a versão acelular Hexavalente  DTP (DTaP), que dá menos reação, e que inclui a pólio, eliminando uma picada. 

Há uma vacina para o rotavírus protege contra cinco tipos do vírus, em vez de um só, mas se se aplica a rotavírus pentavalente serão necessárias três doses, em vez de duas.

 E existe uma pneumocócica que protege contra 13 tipos da bactéria, em vez de 10. 

Para que serve cada uma delas:

Pentavalente brasileira (DTP + Hib + hepatite B): Primeira dose. Contra difteria, tétano, coqueluche, infecções provocadas pela bactéria Haemophilus influenzae tipo b (como meningite, pneumonia e outras) e segunda dose contra a hepatite B. É gratuita em postos de saúde. 
Modo de aplicação: Picada no músculo lateral da coxa (intramuscular). 

Pólio inativada: Primeira dose. Previne a poliomielite, ou paralisia infantil. A vacina dada gratuitamente nos postos de saúde substituiu a versão oral (VOP, ou Sabin), a da gotinha. Nos laboratórios particulares, pode ser encontrada junto com a pentavalente, formando a hexavalente, que economiza uma picada na criança. 
Modo de aplicação: Picada no músculo da lateral da coxa.

Rotavírus: Primeira dose. Evita infecções pelo rotavírus, que causa vômito e diarreia. A vacina monovalente é dada de graça nos postos de saúde. Na rede particular, também existe uma versão que protege contra mais tipos de vírus, também oral, mas o esquema completo será de três doses, em vez de duas. 
Modo de aplicação: gotinhas. 

Pneumocócica conjugada: Primeira dose. Evita alguns tipos de pneumonia e outras doenças causadas pela bactéria pneumococo. Passou a fazer parte do Programa Nacional de Imunizações em 2010, portanto é gratuita. A da rede pública é contra 10 tipos da bactéria. Na rede particular existe uma versão que evita 13 tipos da bactéria (13-valente). 
Modo de aplicação: picada no músculo lateral da coxa (intramuscular).


Fazer todas na rede particular custa em torno de R$850,00,tem uma pequena variação de acordo com o Estado em que reside mas não é muito diferente desse valor, é difícil ter cobertura de plano de saúde.

 Por conta disso optei por dar no particular a hexavalente que substitui a pentavalente por dois motivos, como expliquei acima pelo fato de ser acelular dá menos reação e livra  a pequena de uma picada, somente ela custou R$200,00, é a média nacional também, sai da clínica e fui para o posto dar a Pneumocócica, essa é a que dói mais agulha enorme, haja chororô, e  a rotavírus que é tão docinha que Malu quis até repetir  dose...rsrsrs

Saímos do posto com uma bebéia dolorida e chorosa, a indicação é para paracetal bebê (em casos de febre e dor) e no lugar das picadas compressa de água gelada, fiz tudo (compressa + medicação) assim que chegamos em casa, ela relaxou e dormiu bastante, passou o dia molinha mas não teve febre e abusou pouco, e o abuso nem foi pela vacina em si mas pela picadinha que deixa as perninhas bem doloridas, mas nada que muito amor e dengo não resolvam.

Tem outro detalhe nessa leva de vacina, a rotavírus é uma bomba e o vírus dela é liberado durante 15 dias pelas fezes do bebê, então a cada troca tem que lavar o bebê com água e sabão (nada além do que já fazia) mas a fralda suja tem que ser descartada em um saco exclusivo, vedado rapidamente e posto para fora de casa imediatamente, não pode dormir com essa fraldinha suja em casa porque pode contaminar a todos e a diarréia dela é braba.

Conclusão, melhor escolha que fiz foi dar a Hexavalente (variação da pentavalente aplicada no posto como explicado acima)fora a dor local não tivemos nenhuma das reações chatas que acometem muitos bebês quando tomam a pentavalente como dor de cabeça e febre.

Ontem fomos a pediatra,  diga-se de passagem a 4º desde que Malu nasceu, pensem se eu já era chata para médico para mim, para a bebéia a chatice está dobrada, mas AMEI  a de ontem e se ela continuar assim a teremos como pediatra para todo sempre...rsrsrs 

Competente e atenciosa, relatei umas coisinhas da Malu e ela está suspeitando de refluxo, passou uma ultra de abdomen total com dopler, me indicou para fazer com a melhor de SSA, já está devidamente marcada, em um outro post falo sobre esse assunto mais detalhadamente.

Bebéia pesando 5.765kg medindo 57cm, graúda e gorducha, a médica tambem ficou impressionada com o fato dela já estar toda durinha, sustentar e virar o pescoço, coisa que os bebês começam a fazer com 03 meses,Deus me ajude...rsrsrs

Bem gente vou parar por aqui o post ficou imenso, espero que tenham paciência para ler e de bônus pela paciência, compartilharei com vcs a boca banguela mais linda desse mundo.

Beijos Férteis!







12 comentários:

  1. Ju! Que fofura que a Malu tá...tá parecida com você! rs
    Estou acumulando informações para quando esse momento chegar por aqui.
    Ah, vi teu post e tuas indicações. Vou te mandar um e-mail!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Como a Malu está fofa!!!!
    Estou derretida de amor por esse sorriso banguelo!!!!
    Amei seu post!!!!
    É muito informativo!!!
    Beijos!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Ly que gostou do post...Beijos na barriga rsrs

      Excluir
  5. Como a Manu esta grandona, Deus abençoe muito esta lindeza.
    Beijos em vocês!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ni, a Malu rsrsrs esta cada dia mais pesada! rsrsrs obrigada! beijos

      Excluir
  6. Olá, Juliana,
    Bom dia,

    Muito Prazer!

    Sou responsável pela parte de conteúdos da clínica de reprodução humana chamada Mater Prime - http://www.materprime.com.br/

    A Mater Prime é uma clínica de Reprodução Humana Assistida composta atualmente por 3 unidades de fácil acesso na região de São Paulo. A clínica oferece toda a diversidade de tratamentos para infertilidade bem como de baixa e alta complexidade em Reprodução Humana, contando com uma equipe médica altamente preparada para direcionar o tratamento mais apropriado para cada caso especifico, incluindo toda a diversidade de tecnologia em Reprodução Assistida como Fertilização In-Vitro, Inseminação Intrauterina, Diagnóstico Genético Pré-Implantacional, AssistedHatching, Injeção Intracitoplasmática de Espermatozóides, Congelamento de Óvulos, Espermatozóides e Embriões, entre outros.


    Pensando em temas ligados a gravidez, maternidade e saúde durante esse período, gostaria de fazer uma contribuição de post ao blog. Como poderia enviá-lo? 

    A temática será de acordo com a linha editorial do blog, por ser da mesma categoria de assunto que aborda, trazendo assim, um conteúdo relevante e informativo ao seu público leitor. Ou caso queira me sugerir um tema que precise como pauta post, estou à disposição para auxiliá-la como fonte de consulta.
    Muito obrigada e fico à disposição e no aguardo de um retorno.

    Abs.,

    Atenciosamente,

    Ruth Marques
    email: ruth@wsidm.com.br

    ResponderExcluir
  7. Olá, Juliana,
    Bom dia,

    Muito Prazer!

    Sou responsável pela parte de conteúdos da clínica de reprodução humana chamada Mater Prime - http://www.materprime.com.br/

    A Mater Prime é uma clínica de Reprodução Humana Assistida composta atualmente por 3 unidades de fácil acesso na região de São Paulo. A clínica oferece toda a diversidade de tratamentos para infertilidade bem como de baixa e alta complexidade em Reprodução Humana, contando com uma equipe médica altamente preparada para direcionar o tratamento mais apropriado para cada caso especifico, incluindo toda a diversidade de tecnologia em Reprodução Assistida como Fertilização In-Vitro, Inseminação Intrauterina, Diagnóstico Genético Pré-Implantacional, AssistedHatching, Injeção Intracitoplasmática de Espermatozóides, Congelamento de Óvulos, Espermatozóides e Embriões, entre outros.


    Pensando em temas ligados a gravidez, maternidade e saúde durante esse período, gostaria de fazer uma contribuição de post ao blog. Como poderia enviá-lo? 

    A temática será de acordo com a linha editorial do blog, por ser da mesma categoria de assunto que aborda, trazendo assim, um conteúdo relevante e informativo ao seu público leitor. Ou caso queira me sugerir um tema que precise como pauta post, estou à disposição para auxiliá-la como fonte de consulta.
    Muito obrigada e fico à disposição e no aguardo de um retorno.

    Abs.,

    Atenciosamente,

    Ruth Marques
    email: ruth@wsidm.com.br

    ResponderExcluir
  8. Olá, Juliana,
    Bom dia,

    Muito Prazer!

    Sou responsável pela parte de conteúdos da clínica de reprodução humana chamada Mater Prime - http://www.materprime.com.br/

    A Mater Prime é uma clínica de Reprodução Humana Assistida composta atualmente por 3 unidades de fácil acesso na região de São Paulo. A clínica oferece toda a diversidade de tratamentos para infertilidade bem como de baixa e alta complexidade em Reprodução Humana, contando com uma equipe médica altamente preparada para direcionar o tratamento mais apropriado para cada caso especifico, incluindo toda a diversidade de tecnologia em Reprodução Assistida como Fertilização In-Vitro, Inseminação Intrauterina, Diagnóstico Genético Pré-Implantacional, AssistedHatching, Injeção Intracitoplasmática de Espermatozóides, Congelamento de Óvulos, Espermatozóides e Embriões, entre outros.


    Pensando em temas ligados a gravidez, maternidade e saúde durante esse período, gostaria de fazer uma contribuição de post ao blog. Como poderia enviá-lo? 

    A temática será de acordo com a linha editorial do blog, por ser da mesma categoria de assunto que aborda, trazendo assim, um conteúdo relevante e informativo ao seu público leitor. Ou caso queira me sugerir um tema que precise como pauta post, estou à disposição para auxiliá-la como fonte de consulta.
    Muito obrigada e fico à disposição e no aguardo de um retorno.

    Abs.,

    Atenciosamente,

    Ruth Marques
    email: ruth@wsidm.com.br

    ResponderExcluir
  9. Olá, Juliana,
    Bom dia,

    Muito Prazer!

    Sou responsável pela parte de conteúdos da clínica de reprodução humana chamada Mater Prime - http://www.materprime.com.br/

    A Mater Prime é uma clínica de Reprodução Humana Assistida composta atualmente por 3 unidades de fácil acesso na região de São Paulo. A clínica oferece toda a diversidade de tratamentos para infertilidade bem como de baixa e alta complexidade em Reprodução Humana, contando com uma equipe médica altamente preparada para direcionar o tratamento mais apropriado para cada caso especifico, incluindo toda a diversidade de tecnologia em Reprodução Assistida como Fertilização In-Vitro, Inseminação Intrauterina, Diagnóstico Genético Pré-Implantacional, AssistedHatching, Injeção Intracitoplasmática de Espermatozóides, Congelamento de Óvulos, Espermatozóides e Embriões, entre outros.


    Pensando em temas ligados a gravidez, maternidade e saúde durante esse período, gostaria de fazer uma contribuição de post ao blog. Como poderia enviá-lo? 

    A temática será de acordo com a linha editorial do blog, por ser da mesma categoria de assunto que aborda, trazendo assim, um conteúdo relevante e informativo ao seu público leitor. Ou caso queira me sugerir um tema que precise como pauta post, estou à disposição para auxiliá-la como fonte de consulta.
    Muito obrigada e fico à disposição e no aguardo de um retorno.

    Abs.,

    Atenciosamente,

    Ruth Marques
    email: ruth@wsidm.com.br

    ResponderExcluir