Devaneios de uma (ex) Tentante

Devaneios de uma (ex) Tentante

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Controle de ovulação










Bom dia queridas, estão começando bem o dia?espero que sim, o meu começou complicado, não dormi bem a noite, marido com infecção intestinal, e mesmo assim tive que vir trabalhar, deixei mamis levá-lo para a emergência, já sei que mais tarde ele estará um dengo só...rsrsrsrs

Partindo para o que nos interessa rsrsrsrs, estou pensando em comprar um termômetro digital e a partir do próximo ciclo medir a minha TB (temperatura basal), isso se a minha doutora anja não me passar tratamento com AC.

Para aquelas que não sabem o método de temperatura basal é simples e bastante confiável, basta ter um termômetro comum digital encontrado em qualquer farmácia. Você já deve se perguntando, qual a importância disso e como fazer...pois bem direi-lhe...

Medir a temperatura basal nos ajuda a saber  se ovulamos, como???simples quando estamos ovulando a nossa temperatura sobe!

Com o termômetro, meça a sua temperatura pela boca, sempre pela manhã ao acordar antes de se levantar e fazer qualquer movimento brusco espere 5 minutos, sendo digital geralmente ele apita na hora de tirar, se você não oscila demais o horário que acorda não precisa ser exatamente no mesmo horário, desde que a diferença de horário não seja muito discrepante tipo um dia ás 6:00 outro dias ás 10:00, se não der para ser no mesmo horário faz uma média pelo menos.

A sua temperatura basal será mais baixa durante as 2 primeiras semanas do ciclo, que vai da menstruação até a ovulação,estando entre 36/36.5ºC, o ideal é que comece a medir a partir do primeiro dia da dona monstra, e lógico vc deve anotar diariamente os resultados, colocando dia do ciclo e a temperatura.

Imediatamente a seguir à ovulação,“aquece a temperatura” e há um aumento de 0.5 a 0.8ºC (cerca de 37ºC)até à altura do próximo período menstrual ou se engravidar até o final da gestação.

Quando a temperatura aumenta quer dizer que você ovulou no dia anterior, ou até 03 dias antes de subir,a ovulação se confirma quando permanece alta durante 03 dias seguidos, oscilação de temperatura indica que não houve ovulação, por isso a importância de anotar diariamente e acompanhar as mudanças, assim no ciclo seguinte você já terá uma base de quando a ovulação irá ocorrer.
  
Pode acontecer de um dia antes da ovulação a temperatura cair, mas isso não é uma regra.

 Poderão existir picos de temperatura noutros dias mas, a menos que estes se mantenham, é pouco provável  que seja devido à ovulação ter ocorrido.

Se durante todo o ciclo, a temperatura basal permanecer abaixo dos 37ºC sem um pico significativo, significa que não existiu ovulação nesse ciclo. 

Se não houver fecundação a TB cai um ou dois dias antes antes ou depois da dona monstra.
 
Todos os valores da temperatura devem ser registados numa tabela. Se preferir pode elaborar um gráfico que represente a sua temperatura corporal basal. Poderá inserir os dados numa tabela Excel e elaborar um gráfico com os mesmos.

Também existem gráficos na net que você pode usar para fazer o acompanhamento da TB, tem um site muito usada e bem detalhado http://www.28dias.es/

 Existe ainda outro método para detectar a ovulação sem sair de casa,  testes de ovulação à venda em farmácias . 

Se o seu teste tiver um resultado positivo, então a sua ovulação irá ocorrer 24 a 48 horas depois desse resultado positivo. 

Porém estes testes à urina têm de ser feitos durante vários dias - sendo mais dispendiosos que a medição da temperatura basal -, até detectar a presença significativa da Hormona Luteinizante (resultado positivos). 








Fica mais uma dica para vocês minhas queridas, pelo que tenho visto das tentantes comentando vale muito a pena, particularmente acho que vai me deixar mais ansiosa, mesmo assim irei tentar.

Beijos Férteis!



Nenhum comentário:

Postar um comentário