Devaneios de uma (ex) Tentante

Devaneios de uma (ex) Tentante

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Benefícios da Acupuntura





Olá queridas, como estão???

Eu estou bem, sem muitas novidades, só que marquei outra especialista, calma a Dra anja continua sendo uma anja, mas infelizmente ela não faz certos procedimentos que podem ser necessários para o meu caso, então por indicação dela mesma irei a outra que faz todos os tipos de procedimentos, espero que essa seja a última.

Mas vim aqui hoje falar de outro assunto, comentei aqui anteriormente que estou fazendo acupuntura, já faz quase 1 mês que comecei e estou ADORANDO, não dói nadinha, nem parece que estamos cobertas de agulhas, tenho me sentido relaxada e ansiedade não faz mais parte de mim, não sei se finalmente minha mente entendeu que devo esperar a hora de Deus ou se realmente a acupuntura já fez efeito nesse sentido, de todo modo na dúvida, atribuirei a ela o meu atual estado de espírito.

Lógico que não faço nada nem comento aqui antes de dar aquela pesquisada no titio google, então devaneando pela net achei uma matéria super interessante sobre os benefícios da acupuntura para o tratamento de infertilidade, vale a pena demais ler e fazer, segue:

Uma herança da tradição chinesa, a acupuntura tem trago importantes avanços para a medicina ocidental. O tratamento de fertilidade é um dos beneficiados.
O método, que é usado isoladamente ou junto com outras técnicas de reprodução assistida, é um grande aliado para quem tem problemas de fertilidade. Além de ser menos invasiva e ter menos efeitos colaterais, a acupuntura aumenta as chances de pacientes que tentam engravidar de 23% a 26% para cerca de 50%.

Quando é usada?

A acupuntura é usada de duas formas:

- Estimular a ovulação quando existem alterações atribuídas a desordens emocionais: isso acontece quando os médicos não encontram causas biológicas que impedem a gravidez e chegam à conclusão de que pode haver ansiedade ou desordem hormonal. Assim, a técnica ajuda na reestruturação do eixo neuro-hormonal.

- O outro caso é quando a acupuntura auxilia técnicas de reprodução assistida, seguindo um protocolo de sessões mais específico.

Efeitos na mulher

O mecanismo de ação da acupuntura na mulher que deseja engravidar funciona na regulação de neurotransmissores, a fim de preparar o organismo para a gravidez e diminuir o nível de estresse. As fases são as seguintes:

– A secreção das gonadotrofinas (hormônios mensageiros que regulam o funcionamento dos ovários), que influencia o ciclo menstrual, são estimulados;
– Depois, trabalha-se para um aumento do fluxo sanguíneo para o útero, assim como para a inibição das contrações uterinas;
– Por último, foca-se na produção endógena de opioides (como a endorfina), que diminuem a resposta fisiológica ao estresse e a ansiedade.


É desta maneira que há uma melhora considerável na receptividade no útero, diminuindo as chances de rejeição do embrião. Além disso, a acupuntura ajuda mulheres que tentam engravidar ao estimular o fluxo sanguíneo para engrossar o endométrio (membrana que reveste a parede interna do útero), com o objetivo de tonificá-lo para a implantação do embrião.


Quem pode fazer?

A técnica chinesa é recomendada para mulheres que sofrem de: endometriose, dor uterina, irregularidade menstrual, obstrução das trompas, fluxo menstrual intenso ou mesmo aquelas que se queixam de diminuição da libido.

Efeitos colaterais

Diferentemente de recursos da medicina ocidental, a acupuntura não causa efeitos colaterais indesejáveis, já que usa as vias naturais do organismo.

E para eles?

A acupuntura pode ser promissora não apenas para mulheres, mas também para homens. Muitas vezes, os espermatozoides aparecem em número reduzido no espermograma, com perda de movimento ou mesmo com algum tipo de deformidade. A urologia não tem propostas medicamentosas para isso, mas a acupuntura conseguiu resultados surpreendentes e apresentou melhoras tanto na quantidade dos espermatozoides, quanto na mobilidade e no formato.

Em quantas sessões funciona?

É necessário um total de oito sessões de acupuntura para mulheres que querem ser mãe: quatro sessões semanais antes da inserção do embrião no útero, uma sessão feita imediatamente antes e uma logo após o procedimento, outra realizada quatro dias depois e mais uma no oitavo dia após o “ovo” ter sido implantado. Recomenda-se ainda mais 12 sessões semanais para o período crítico da gravidez, quando as chances de abortar são maiores.

Para os homens, o protocolo recomenda tratamento por um período de seis semanas, com duas sessões semanais que durem de 20 a 30 minutos.

Fica mais uma dica para minhas queridas tentantes, e para quem tem pé atrás, pq não tentar??se bem não fizer mal também não faz, e no mínimo a gente sai de lá mais relaxada.

Beijos Férteis!

Fonte:http://comoengravidar.com.br/acupuntura/acupuntura-metodo-dobra-taxas-de-fertilizacao-em-mulheres/

3 comentários:

  1. Ei!
    Tenho uma amiga que faz acupuntura e adora!
    Eu tenho vontade, mas confesso que morro de medo das agulhinhas....
    Obrigada pelo post informativo!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por nada flor, estamos aqui para isso mesmo...
      Não tenha medo de agulhadas não, te garanto não dói nadinha e eu MORRO DE MEDO de agulhas, acredite ainda choro p tirar sangue...rsrsrs mas acupuntura é super tranquilo vc n sente nadinha, tenta vale a pena demais!

      Beijos

      Excluir
  2. Fiz histerossalpingografia e deu obstrução nas trompas.Tenho visto esses posts falando sobre a acupuntura e me encheu de esperanças.Já vou procurar pelo meu plano onde tem pra começar começar fazer.Obrigada pela dica.

    ResponderExcluir