Devaneios de uma (ex) Tentante

Devaneios de uma (ex) Tentante

quinta-feira, 9 de maio de 2013

CONHECENDO O COLO UTERINO

Olá queridas, vocês já se conhecem por dentro???muita gente acha que colo do útero fica bem longe da entrada da vaginal por tanto intocável, o que não é verdade, se você inserir o dedo indicador vai senti-lo lá no fundo, mas cuidado, existem cuidados a serem tomados ao tocar região tão sensível.

Antes de qualquer coisa lavar as mãos bem lavadas, se as unhas estiverem compridas nem pense na idéia, a unha pode arranhar o seu colo e ninguém quer se ferir, certo???o ideal é que se faça com luva descartável e transparente, mais seguro e higiênico.

Você deve estar se perguntando como e quando fazer, calma a seguir  vou te mostrar com detalhes que pesquisei no meu querido titio google:

"Atenção, fazer este tipo de toque vai da responsabilidade de cada uma... é extremamente perigoso acontecer um aborto se for tocado de maneira incorreta... se forem tocar toquem de maneira suave"...

A melhor posição para observar a posição cervical, é meio agaixada/meio sentada, eu prefiro agachada, e geralmente faço na hora do banho no chuveiro. 

Colo o dedo indicador ou médio dentro da vagina, inserindo o mais alto que puder, lá no fundo você vai sentir o colo do útero.

Para que  possa controlar o período fértil e não fértil, observe a posição em que o colo está, a textura, e tb a abertura.





 1 - menstruação
2 período infértil
3 - período fértil
2 - colo do útero baixo & seco
3 - colo do útero úmido & levado
4 - colo do útero alto & molhado - ovulação
5 - útero
6 - colo do útero
. o O - nível de abertura do colo do útero
 

 Posição

- Baixo: vc não vai precisar inserir muito o dedo na vagina, logo vai encontrar o colo. Na posição baixa, vc vai conseguir sentir tb um pouco dos lados do colo.
- Médio: posição intermediária entre colo baixo e alto.
- Alto: nesta posição, o colo é mais difícil de tocar, pois está no topo da vagina. Muitas vezes só se consegue tocar a pontinha. outras vezes o colo está tão alto que nem se consegue tocá-lo.
 

Textura: 

- Firme: ao tocar o colo do útero, a sensação é de estar tocando a ponta do nariz.
- Médio: textura intermediaria entre firme e macio/esponjoso.
- Macio ou esponjoso: ao tocar o colo, a sensação é de estar tocando o lábio.
 

Abertura: 

- Fechado: A sensação é de tocar a parede lisa do colo do útero.
- Médio: Abertura intermediaria entre aberto e fechado.
- Aberto: A sensação é de estar tocando uma covinha, muitas veze bem pequena.

5) Retire o dedo da vagina, retire e descarte a luva.

Como interpretar estas informações:

Durante a menstruação, o colo normalmente está baixo e firme, e um pouco aberto, para o fluxo passar. A sensação é mesmo de estar tocando a ponta do nariz. Não é necessário observar a posição do colo durante a menstruação, até porque o objetivo é identificar a ovulação.

Após a menstruação, o colo se mantém baixo e firme, e a abertura do útero se mantém fechada.

Quando a ovulação está se aproximando, o colo vai ficando mais alto, perto do topo da vagina, e vai ficando cada vez mais macio, como a sensação de tocar o lábio. Isto significa que vc está entrando no período fértil. 


A posição mais fértil é quando o colo está alto, macio e aberto (para os espermatozóides poderem passar). Mas não se preocupe se a posição variar um pouco no período fértil, às veze a ovulação se atrasa por alguma razão e o colo sobe e desce um pouco antes de atingir a posição ideal. Vc pode tb observar o colo alto, macio e aberto durante vários dias. Lembre-se que vc tem que analisar o conjunto dos sinais de fertilidade.

Após a ovulação, o colo desce, ficando mais baixo, firme e fechado. Lembre-se que a abertura das mulheres que já deram a luz é sempre maior. Então, pode ser que vc não sinta que a abertura esteja tão fechada. Esta mudança após a ovulação pode acontecer imediatamente, ou depois de algumas horas, ou mesmo de alguns dias. Cada mulher é diferente.

Quando a gravidez acontece, o colo às vezes sobe, ficando alto, macio e fechado. Mas isto pode acontecer em épocas diferentes em mulheres diferentes. Observar a posição do colo pra identificar a gravidez não é uma coisa muito certa ou confiável. Apenas o teste de gravidez positivo ou o ultrasom podem confirmar a gravidez."


Beijos Férteis!

Fonte:  http://pt.wikipedia.org , fóruns e blogs

75 comentários:

  1. Respostas
    1. Oi minha regra esta atrasada 4 dias quando foi no quinto dia esta melando bem pouco o papel higiénico que nem da pra perceber e fiz o toque do utero esta alto e mole

      Excluir
    2. E vc estava gravida?

      Excluir
  2. meu colo do útero está alto macio e fechado..

    ResponderExcluir
  3. O meu esta alto macio e fechado 22 dias sem mestruar sera que espero meu segundo baby?

    ResponderExcluir
  4. eu e meu namorado não trasamos, mas já fizemos oral, minha menstruação está atrasada mas o colo do meu utero está super baixo, será que é a menstruação vindo ?

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. o meu é bem perto da entrada da vagina... uns 4cm da entrada e ele é como se estivesse tocando a ponta do nariz e mesmo não estando menstruada ele é muito perto.. o que pode ser?

    ResponderExcluir
  7. ao me agachar sinto um nodolo mais ou menos do tamanho de um limão bem pequeno,sei q faz parte da vagina mas ñ sei se é normal ser tão baixo e gostaria de tirá essa duvida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. você deveria ver um ginecologista, isso pode até ser tumor de câncer

      Excluir
    2. Pode ser o ultero apenas o meu quando abaixo da em pressão q está quase caindo. E pq é baixo de natureza e retrovestido

      Excluir
  8. O meu esta baixo e fechado.minha menstruacao atrasada,fiz o beta hcg deu negativo o q pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O meu está baixo, mole e fechado oq pode ser? Mas eu sinto algo descer direto! Tô com um pouco de muco

      Excluir
  9. O meu esta alto e macio e minha menstruacao está dois dias atrasada...sera meu baby vindo ?

    ResponderExcluir
  10. estou gravida de 7 semanas coloquei o dedo em minha vagina meu utero estar aberto ,com a boquinha bem aberta por que estar assim ?

    ResponderExcluir
  11. Minha menstruação esta atrasada a 6 dias fiz o toque e meu colo do utero esta baixo firme e como se tivesse uma covinha (aberto) e com muito muco hidratante e sinto muita colica e azia e as vezes sinto enjoo oque sera?

    ResponderExcluir
  12. Oi o meu está como o seu ...vc tem whats pra gente conversar ...

    ResponderExcluir
  13. Meu útero está super alto mole e abertinho e estou com todos os sintomas de gravidez .. E ta vindo um corrimento vermelho amarronzado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi meninas me tirem uma duvida sempre fui bem regulada, e agora estou cm 2 dias de atraso, meu colo esta alto nao mto macio e cm uma peqna aberturinha, cm muco branco tipo creme, colicas bm leves dias atras tive mto enjoo vn sentindo tonturas e mto sono, sera q to gravida!??

      Excluir
    2. Oi meninas me tirem uma duvida sempre fui bem regulada, e agora estou cm 2 dias de atraso, meu colo esta alto nao mto macio e cm uma peqna aberturinha, cm muco branco tipo creme, colicas bm leves dias atras tive mto enjoo vn sentindo tonturas e mto sono, sera q to gravida!??

      Excluir
  14. Meninas me tirem uma dúvida. Ando tendo muitas dores na relação sexual. Senti que o colo do útero está bem baixo e duro e minha menstruação desceu antes do que deveria. O aspecto dela eh bem vermelho, nem parece menstruação. Estou cheia de dores na região pélvica. Isso eh normal?

    ResponderExcluir
  15. Minha menstruação ta atrazada e meu utero as vezes ta baixo e as vezes alto a temperatura ta 37.3 graus e minha vagina esta seca em seis anos tive cinco abortos espontâneos tenho 42 anos e uma filha de 22 anos. Sera que eu estou gravida denovo.

    ResponderExcluir
  16. Minha menstruação ta atrazada e meu utero as vezes ta baixo e as vezes alto a temperatura ta 37.3 graus e minha vagina esta seca em seis anos tive cinco abortos espontâneos tenho 42 anos e uma filha de 22 anos. Sera que eu estou gravida denovo.

    ResponderExcluir
  17. MARCELLA. Veio pra mim no dia. 30/06/2015
    Terminou pra mim no dia 06/7
    Fui no médico fazer preventivo no dia 14/07. A minha métrica
    falou que meu útero está alto e macio e fechado
    será que eu posso está grávida sim ou não por favor me da uma resposta.

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  19. estou gravida de 7 semanas coloquei o dedo em minha vagina meu Esta alto ipo com uma covinha

    ResponderExcluir
  20. estou gravida de 7 semanas coloquei o dedo em minha vagina meu Esta alto tipo com uma covinha, oq pode ser msninas m? Me ajudem porf :(

    ResponderExcluir
  21. Aff..nao achei nada de colo do utero

    ResponderExcluir
  22. Meu colo do útero tá alto, macio e com covinhas,o que será??

    ResponderExcluir
  23. Gente faz 45 dias que minha mestruacao está atrasada. Fiz beta hcg negativo . Urina negativo . Transvarginal com 20 dias de atraso e negativo e hoje já faz 45 dias de atraso e nada .meu utero esta alto mole e com uma covinha. Me ajudem

    ResponderExcluir
  24. Gente faz 45 dias que minha mestruacao está atrasada. Fiz beta hcg negativo . Urina negativo . Transvarginal com 20 dias de atraso e negativo e hoje já faz 45 dias de atraso e nada .meu utero esta alto mole e com uma covinha. Me ajudem

    ResponderExcluir
  25. Meninas o meu está alto e macio e liso
    Não tem covinha
    Mais minha mestruacao vem em
    4 dias estou com enjoo e Ásia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu estou exatamente assim!!! Vc ja fez p teste?

      Excluir
    2. Oi meninas, estou na mesma situação que vcs, com o colo fechado, alto e liso, aguardando o atraso, estou no 10 dia pós ovulação. Vcs já fizeram o teste de gravidez?? Conta para nós!!! ���� Boa sorte!!!

      Excluir
    3. Oi meninas, estou na mesma situação que vcs, com o colo fechado, alto e liso, aguardando o atraso, estou no 10 dia pós ovulação. Vcs já fizeram o teste de gravidez?? Conta para nós!!! ���� Boa sorte!!!

      Excluir
  26. Estou com uma gravidez no colo uterino, é muito arriscado? Estou com 8 semanas e 5 dias. Mas o bebê está bem. Devo interromper a gestação? Muito preocupada. Me responda por favor. Adriana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não interrompa pelo amor de Deus, procure um médico ele vai saber a melhor forma possível e vc terá um lindo filho com as graças de Deus...

      Excluir
  27. Estou com uma gravidez no colo uterino, é muito arriscado? Estou com 8 semanas e 5 dias. Mas o bebê está bem. Devo interromper a gestação? Muito preocupada. Me responda por favor. Adriana

    ResponderExcluir
  28. Oi meninas,ontem veio a monstra mais meu colo ta alto e mole ,desceu um sangue vivo e gosmento,to com medo de fazer um teste e ser neg.mais se fizer passo e conto tudo pra vcs.pois leio direto e acho que acabamos tirando duvidas sobre o assunto tao importande de ser mamãe. bjs ate loguinho...

    ResponderExcluir
  29. Gente, to preocupada minha menstruação devia chegar hoje mas nem sinal. Meu colo ta baixo, Mas não consigo chegar na pontinha. Tem risco de gravidez? Perdi um BB em dezembro. Estava de quase três meses tenho 36 anos.

    ResponderExcluir
  30. Gente, to preocupada minha menstruação devia chegar hoje mas nem sinal. Meu colo ta baixo, Mas não consigo chegar na pontinha. Tem risco de gravidez? Perdi um BB em dezembro. Estava de quase três meses tenho 36 anos.

    ResponderExcluir
  31. Gente ... eu fiz o teste do dedo . E parece cada vez ta mais alto e meio mole fino e nao sinto nehuma abertura!!! Sera???

    ResponderExcluir
  32. Genteeeee...tudo bem?
    Estou cada vez mais imoressionada,pois cada dia tou tocando e cada dia parece mais alto.hoje por exemplo quase que nao consigo alcancalo de tao alto so na pontinha. E tao tao molinho parece sencivel fininho.. e nao sinto nehuma abertura ,como se tivesse alguma superficie o tampando.. todo lisinho lisinhom.mas se eu estiver ,pelas cobtas ,estou entrando na sefunda semana apos a implantacao.. que leva serca de 2 a 10 dias parao ocorrido. E contado de acordo com o primeiro dia do ato,dia da ejaculacao,vai fazer 3 semanas..o que acham???

    ResponderExcluir
  33. Genteeeee...tudo bem?
    Estou cada vez mais imoressionada,pois cada dia tou tocando e cada dia parece mais alto.hoje por exemplo quase que nao consigo alcancalo de tao alto so na pontinha. E tao tao molinho parece sencivel fininho.. e nao sinto nehuma abertura ,como se tivesse alguma superficie o tampando.. todo lisinho lisinhom.mas se eu estiver ,pelas cobtas ,estou entrando na sefunda semana apos a implantacao.. que leva serca de 2 a 10 dias parao ocorrido. E contado de acordo com o primeiro dia do ato,dia da ejaculacao,vai fazer 3 semanas..o que acham???

    ResponderExcluir
  34. eu estou atrasada, ontem diz o teste de famarcia e deu positivo... minha ultima menstruação foi dia 1 de agosto e era ter vindo agora dia 1 de setembro e não veio... hoje com fiz esse teste e meu colo esta baixo não tive dificuldade de encontra-lo, muito duro e fiquei na duvida se estava aberto ou não pq senti um abertura( essa abertura qndo coloquei o dedo parecia que estava colocando dendo num buraco com as bordas bem fininhas) queria saber se posso esta mesmo gravida ou não?

    ResponderExcluir
  35. Ola meninas , so nova poor aqui me ajudem pfvr , estou com 14 dias de atraso fiz o teste do colo do ultero meu ultero esta alto e bem frchado so que encontrei um bolinha la . Oque pode ser ? Sera qué. Osso estar gavida?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É você pode esta sim, em relação a essas bolinhas é melhor procurar um GO beijos

      Excluir
  36. Tenho tres filhos meu mas novo esta com 7 meses,estou amamentando e minha menstruacao ainda n veio.Meu utero esta mtu alto e macio,posso estar gravida de novo?

    ResponderExcluir
  37. Meninas, meu útero tá muito baixo, muito mesmo, mal coloco o dedo e ja sinto ele, mas não consigo direito se tá fechado ou aberto, mas acho que fechado. Minha menstruação está atrasada a dois dias. O que pode ser?

    ResponderExcluir
  38. Me chamo natalia tenho 30 anos e meu colo uterino está baixo mole e aberto minha menstruação está atrasada 8 dias o que pode ser? Eu ja tive 6 gestações e a última gêmeas isso também conta na mudança do colo uterino? Alguém poderia me ajudar por favor. Obrigada

    ResponderExcluir
  39. Tenho uma dúvida. Ao introduzir o dedo com uns 5 cm sinto uma bola. Com uma boquinha . Já sou mãe. E gostaria de saber se isso é meu utero. Me responda por favor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é o seu colo do útero.
      O meu também é bem baixo!

      Excluir
  40. Meninas eu sou mãe de 2 meninos é o mais novo tem 1 ano partos cesariana
    E tenho o colo do útero muito baixo , mau colo o dedo e já sinto ele.
    Isso é normal???
    Me ajudem por favor!

    ResponderExcluir
  41. Oi minha menstruação teria que vir amanhã dia 20
    e fiz esse tal de toque que me encinaram
    e meu colo do útero está super alto pouco duro e não sei dizer se aberto ou fecha (meio termo)
    Já tenho um filho
    mas quero muito outro bb ��
    to muito ansiosa isso atrapalha eu se

    ResponderExcluir
  42. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  43. Estou gravida de 2 meses,e coloquei o dedo dentro da vagina,e quando eu tirei o dedo ficou sujo de sangue,com uma gosma da mesma cor.sera que eu arranhei o colo do utero?

    ResponderExcluir
  44. olá gente tive relação desprotegida na sexta noite era pra mim tomar a pílula do dia seguinte no sábado e acabei tomando hoje segunda e estou no período fértil e meu colo do útero está alto macio e aberto será Q tem a probabilidade de uma gravidez ????? Me ajudem pfavoooor

    ResponderExcluir
  45. Meninas meu colo tá bem baixo firme mas meio mole e com uma convinha

    ResponderExcluir
  46. Gente por favor me tirem uma dúvida tomei injeção mensal por 5 anos parei de tomar faz dois meses to tendo relacao sem me proteger minha última menstruação foi 10 de maio sera q tem possibilidade de gravidez?

    ResponderExcluir
  47. Boa noite,
    Fiz o toque,senti o colo do útero alto e macio,mas n consegui indeficar se estava aberto ou fechado
    Minha m adiantou 4 dias e ficou apenas 2 dias, com sangramento aguardo pra borra,pode ser nidação?
    Uma gravidez?

    ResponderExcluir
  48. Oi sinto leve colicas enjoo sono muito sono...fico enjoada sempre no fim da tarde tem umas 2 semanas,veio uma borra preta...fiz o teste de farmacia deu negativo..o colo do utero esta alto e duro..a boca salivando muito..posso estar gravida?

    ResponderExcluir
  49. Gente estou com 7 dias de atraso fiz o teste do colo do útero está bem alto liso e fechado só que ontem fiz um teste de farmácia pela tarde e deu negativo será que foi cedo d+ ou n estou gravida me ajudem

    ResponderExcluir
  50. Meninas ovulei segunda 05/1/18 e namorei não foi dentro mas eu estava muito molhada dia 10entroduzi meu dedo pra sentir o colo e saiu muito sangue depois disso ele tá mole em volta e duro no meio com um furinho minúsculo um pouco baixo hj faz 9 dias que ovulei tô muito enjoada náuseas alguém me ajuda não sei se o sangramento foi de nidação tô com leves cólicas já sou mãe 2 cesarianas me ajudem por favor

    ResponderExcluir
  51. Ju Oi tudo bem ? Estou com a pulga atrás da orelha... Depois de muito tempo tomando AC e ter encerrado definitivamente com ele, meu ciclo está desregulado e curto, a menstruação está descendo 20 dias depois dela ter terminado, na metade deste período vem um sangramento em pouca quantidade que dura 4 dias sem cólica, sendo que minha menstruação dura 7 dias e com cólicas, então acredito que este sangramento de 4 dias na metade dos 20 dias quando a menstruação acaba seja aquele sangramento de ovulação.
    No mês de março minha menstruação desceu de 4 a 11/03, tive relação desprotegida dia 12/03 com ejaculação interna, e do dia 13 a 15/03 relação desprotegida com coito interrompido, dia 16 a 20/03 houve um sangramento ralo que mal manchava o protetor íntimo, fazem 27 dias depois do fim da menstruação de 11/03, era pra ter vindo aproximadamente dia 01/04 mas nada até agora, estava com corrimento branco creme hidratante dia 01/04, colo alto, duro, covinha meia fechada pq já tive parto normal e nunca senti meu colo totalmente fechado, mas dia 05/04 alterou para corrimento elástico esbranquiçado, colo macio, médio e meio fechado, com manchas rosa e marrom clarinho ao limpar com papel mas não suja a calcinha. Fora que estou com dor nas costas, enjoo matinal, urinando frequentemente, pontadas leves nos dois lados do ovário, salivação, constipação (não sou constipada de jeito nenhum) e muita fome. Me ajude, o que pode ser e já posso fazer o teste de farmácia ? Agradecida.

    ResponderExcluir
  52. O colo do meu útero ta alto e macio minha menstruação veio dia 4 de Outubro mas so veio 2 dias e neste mes não venho mas no dia 29 de outubro eu tivi um sagramento bem fraquinho bem rosinha q durou 3 dias tem enjoo muitas dor mas pernas sintor dor de cabeça umas pontada na barriga e minha barriga esta dura a baixa do umbigo posso esta grávida fis um teste e deu duas linhas uma bem forte e a outra fraquinha e ai meninas

    ResponderExcluir