Devaneios de uma (ex) Tentante

Devaneios de uma (ex) Tentante

quarta-feira, 15 de maio de 2013

Metformina para SOP

Bom dia queridas, como estão???

Não sei se vocês se lembram mas esse mês iniciei o uso da metformina para tratar a SOP, acredito que esteja fazendo efeito meu muco ficou mais espesso, e ao contrário da maioria das pessoas que fazem uso dessa medicação eu não tive os efeitos colaterais,  só meu apetite que aumentou, o que é uma pena, estou precisando perder uns quilinhos e muita gente emagrece usando essa medicação.

Tomo 500mg a noite, quando acabar essa caixa vou passar a usar 500mg duas vezes ao dia, ontem meu 25ºDC comecei a sentir dores nos seios, está cedo para ser sinal da dona monstra então estou atribuindo a metformina.

Espero em breve fazer uma US e não ver mais nenhum cistinho maldito nos meus lindo ovários!

Para quem não sabe a metformina é um remédio originalmente criado  para o tratamento de diabetes tipo II,  mas que provou ser efetivo em reduzir os níveis de insulina (geralmente altos em pacientes com SOP), melhorar a irregularidade menstrual, diminuir os pêlos e a acne (embora de maneira não tão evidente quanto com os anticoncepcionais), provocar perda de peso e aumentar a fertilidade de mulheres com a síndrome.

 A metformina ajuda mulheres com SOP a engravidar, visto que é capaz de aumentar a taxa de ovulação e parece ter um papel em prevenir abortos precoces. 

Já foi utilizada inclusive durante a gravidez, aparentemente sem grandes riscos para a mãe ou o feto, mas o seu uso nesta situação ainda não é um consenso entre os especialistas. 

Mais interessante ainda é o fato de que o uso de metformina, por melhorar a ação da insulina, melhora os níveis de glicose e colesterol, e pode ajudar a prevenir as complicações mais sérias da SOMP/SOP, que são o diabetes e as doenças cardiovasculares.

 Por essa razão, a metformina está sendo cada vez mais utilizada para o tratamento da SOP, tanto em pacientes obesas como nas magras.

O outro aspecto positivo é que ele no caso de pacientes obesas ajuda na perda de peso, êbaaa!

Mas como não há benefício sem dor, os efeitos colaterais ocorrem em grande parte das mulheres que fazem uso da medicação, dentre eles, diarréia e enjoos.

Como toda medicação, não é conselhável fazer uso do medicamento sem prescrição médica, portanto nada de correr na farmácia e se automedicar, consulte o seu médico sobre a possibilidade de utilizar tal medicamento, foi eu que sugeri a utilização ma metformina a minha médica anja.

Beijos Férteis!


38 comentários:

  1. é todos sintomas indesejaveis eu senti kkkk
    a medica mandou tomar a noite to tomando pela manha e melhorou os sintomas fiz por conta propria foi horrvel passei mal de mas ....

    ResponderExcluir
  2. eu no comeco passava muitooo mal, mas agora que ja tem 15 dias de medicacao nao sinto mais nada :D eu tomo juntamente com o acido folico

    ResponderExcluir
  3. Estou fazendo o uso da metformina junto com ácido fólico à mais ou menos 2 meses,e ainda hoje estou sentindo muito enjôo,tontura,dor de cabeça e diarréia....Sou tentante à 3 anos e meio,mas só agora resolvi ver a opinião de outro GO,que por sua vez me receitou a Metformina 500 mg uma vez por dia e depois de 2 esperados meses começar a tomar dois,antes do almoço e antes da janta....estou ansiosa que chegue logo o dia 17 pra cmoeçar a tomar 2 e ter logo meu baby nos meus braços....Espero que em breve voltarei aqui pra relatar minha gravidez tão desejada.Bjos meninas e que Deus abençoe todas nós......Amém

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Taciane tenho uma amiga que usou o Metformina por duas vezes,fez o ciclo como a Go recomendou e hoje é mãe de dois, filhos lindos, uma menina e um menino, bjos e boa sorte.

      Excluir
  4. Não é fácil essa vida de tentante, ás vezes só consigo seguir adiante por conta da minha fé em Deus!
    Tento á 12 anos. Tenho SOMP. Segundo exames não ovulo, e o medico especialista em Reprodução Humana me disse que a mulher produz folículo (sem ele ninguém engravida) até os 35 anos, fiz 35 segunda feira passada, fora isso tenho vários agravantes de infertilidade. Antes eu só menstruava com Diane, de uns 3 anos pra cá menstruo normal, estava vindo de 28 á 28 dias, porém depois de 3 ciclos seguidos com Clomifeno ela desregulou, embora ainda a mostra esteja vindo de maneira natural.
    Estou 4 kg acima do meu peso, todos sabem que um dos sintomas da SOMP é a dificuldade para emagrecer, mas me controlo bastante, me alimento corretamente (não como nada frito, farinha branca, açúcar, refrigerante e tantas outras coisas) e tenho procurado caminhar 3 vezes na semana durante 1 hora.
    Já tentei de tudo nesta vida, tudo mesmo!
    Agora estou fazendo uso de metformina (entrei no segundo mês) 850 gr por dia, os primeiros dias foram terríveis, tive todos os sintomas e tudo, absolutamente tudo que comia dava diarreia instantânea (sempre tive o metabolismo acelerado e meu intestino funciona como um reloginho que desperta todos os dias), depois da segunda semana os sintomas foram desaparecendo, até sumirem de vez!
    Continuo na luta em busca do meu SONHO e quem sabe o que falam da Metformina não seja verdade e me ajude de alguma forma.
    Sorte e benção de Deus para todas que tentam!!!!

    ResponderExcluir
  5. Oi Anna...
    Também tenho SOP, fiz tratamento com minha GO e não deu resultados, então procurei uma clínica especializada em reprodução humana e por incrível que pareça a GO receitou metformina. Nos primeiros dias passei muito mal, tanto que desisti do tratamento, porém, alguns dias depois eu reiniciei, pois meu sonho de ser mãe valeria esse esforço. Então na Glória de Deus em 2 semanas eu estava grávida. Meu filho fez 4 aninhos mês passado, é lindo, agora estou tentando novamente e creio que Deus me dará mais um bebe. Espero que vc e tds que tentam tenham acima de td FÉ EM DEUS. Pois só ELE, mais que qualquer tratamento, poderá realizar o sonho que vcs almejam na hr certa. Muitas vezes a nossa hr não é a mesma que a Dele, mas Ele nunca falha. Que Deus abençoe vc. Bjssss...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E como vc percebeu que estava grávida pois o remédio da sintomas parecido com a gravidez ! Eu to tomando mas fico com medo de engravidar e continuar tomando com medo de não descobrir e o remédio fazer mau pro bebê.

      Excluir
    2. E como vc percebeu que estava grávida pois o remédio da sintomas parecido com a gravidez ! Eu to tomando mas fico com medo de engravidar e continuar tomando com medo de não descobrir e o remédio fazer mau pro bebê.

      Excluir
    3. Flor,não tem problema você continuar tomando sem saber que esta gravida,a metformina não faz mal algum para o bebê, eu perg ntei ao medico e ao farmacêutico por ter a mesma duvida que você! E ambos me deram a certeza de que nao faz mal ao feto.

      Excluir
  6. Eu tenho sop e comsegui fiz o teste agora e deu positivo Graças ao meu bomDeus

    ResponderExcluir
  7. Estou na minha segunda caixa de Metformina, e meu ciclo esta com 1 dia de atraso. Vou fazer o teste na quarta feira pois demora até 3 dia o quantitativo.
    Mais desde quarta feira estou me sentindo mal, achei que era enxaqueca mais tomei um remedio que tomo sempre e passa. mais esta semana não passou sexta domei remedio novamente e sabado também, hoje passei mal de novo parecia uma tontura mais, não sei nada veriddico sobre sintomas. Pode me ajudar,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha tomei metformina por umas dois anos e nao tive resultado algun anuncer tonturas desmaios azias muitavdiarreia queda de glicose ate meu medico suspender o tratamento e ficar so no antcp. Mas parti pra natureza olhe meu depoimento abaixo

      Excluir
  8. Olha meninas eu estou de 6semanas tudo otmo com meu bebê
    Vo contar um pouco da minha luta tenho ovário micropolicisto estava tentando engravidar a 3/4anos e nada desisti varias veses esse ano voltei a tentar de novo fiz varios tratamentos e tomei anticocepcionas com a metformina qui so mi fizeram mal passei esse ana a tomar cha de uxi amarelo e unha de gato nao deu certo em março comecei a tomar capsulas de germem de trigo oleo de Primola e linhaça dourada nesse nesmo mes vi meu muco fertil e em muita contidade mas em março nao de em abril namorei dois dias no periodo fertil e tomei um copo de cha de inhame pois e muito ruim
    Mas deu certo na mesma semana começei asentir dor no seios achei aui era a mestruaçao se preparando pra vir mas ela num veio eos seios comesaram a ficar mas doloridos achei estranho e pesquisei de novo na net so caia em sintomas de gracides mas nao queria mi frustrar com um negativo ja avia comprado mas capsulas de germem de trigo e primola e cha de uxi amarelo unha de gato e muito inhame so tava esperando a mostra desce ate ki mi deu vontade de fazer o teste foi na garma e comprei um teste simplis foi ao banheiro no fim fa tarde e fizvo teste mas como tava acostumada com negativo horei a Deus e falei pra ele nao deixar eu desistir detenta se desse negativo bola pra frente continuaria tentando fiz o teste de costa pra mim esperei um tempinho quando vireio teste nao acreditei POSITIVO DUAS LISTRAS BEM FORTES NUNCA PENSEI QUI VERIA UMA SEGUNDA LINHA NA MINHA VIDA MAS ENTAO FIZ UMA ULTRA E TA TUDO CERTO 6SEMANAS BETA hcg 10,0000 compativel
    Bom acho qui meu tratamento natural de mas certo que antconcepciinas e metformina meus microcisto diminuian mas era so para qui eles voltaval a cresce fiquei 4meses sem antcp. E so fiz tratamentos naturais a minha ultima ultra deu microcisto taba quase desistido mas Deus mi deu uma esperança e parti pro natural e deu certo lembrando meninas no ciclo qui engravidei tomeu apenas as capsulas de germen de trigo linhaça dourada ea primola e um copo de cha de inhame e tambem cozinhava o inhame picadinho no ar

    ResponderExcluir
  9. Fiquei muito feliz em ver seus depoimentos. Estou usando metformina a quase um mês e depois de mais de meio ano infértil e sem mestruar. Ela enfim desceu!!! Agora estou empolgada pra ovular e tentar para conseguir o tão espero POSITIVO. Estou muito confiante...

    ResponderExcluir
  10. Olá meninas!!! Nova aqui. Estou no terceiro ciclo com a glifage e esse mês ta super atrasada, estou sentindo muitas dores na lombar e nas pernas também. Estou super ansiosa pelo meu positivo. 😢

    ResponderExcluir
  11. Ola meninas sou nova aki,sou tentante ha 5 anos tenho 22 anos e tenho a SOMP que e pior que a SOP,mas hoje e meu 5 dia de Indux e Meu 2 dia d metformina. Fique 1 ano e 8 meses sem menstruar,mas depois de tomar Provera por 5 dias a monstra desceu! Minha GO me receitou Provera,Metformina e Indux....Hoje faz 7 dias que estou menstruada e espero que meu 2017 comece com um bebe lindo! Boa sorte lindas!

    ResponderExcluir
  12. Olá meninas tenho 35 anos já tenho 1 filho de 8 anos, e demorei 3 anos pra conseguir engravidar dele...
    E depois que ele nasceu venho tentando engravidar novamente são 8 anos esperando...
    Em novembro de 2016 resolvi levar um tratamento a sério pq toda vez que me deparava com mais um teste negativo me chateava e não continuava mais nenhum tratamento...
    Em fim
    Fui à médica ela me passou o indux, metformina 850 duas vezes por dia e ácido fólico...
    E detalhe tenho ovários policísticos
    Mas estava menstruando normalmente todo mês a 2 anos...
    Tomo a metmorfina desde de novembro e iniciei o indux no fim de novembro que é quando vem a m...
    Agora em dezembro teria de ter descido novamente e não veio...
    Como a ansiedade era demais no dia 31 fiz o exame deu negativo
    Hoje é dia 5 e nenhum sinal dela descer
    Sinto meus seios enchados e doloridos, um aumento no abdômen , mas com esse negativo me desanimei de fazer outro teste
    Pq já foram muitos ao longo desses anos
    Isso frusta demais
    Mas vou esperar se não descer vou comprar outro teste
    Mas estou desacreditada
    Só Deus mesmo pra fazer esse milagre

    ResponderExcluir
  13. Olá meninas tenho 35 anos já tenho 1 filho de 8 anos, e demorei 3 anos pra conseguir engravidar dele...
    E depois que ele nasceu venho tentando engravidar novamente são 8 anos esperando...
    Em novembro de 2016 resolvi levar um tratamento a sério pq toda vez que me deparava com mais um teste negativo me chateava e não continuava mais nenhum tratamento...
    Em fim
    Fui à médica ela me passou o indux, metformina 850 duas vezes por dia e ácido fólico...
    E detalhe tenho ovários policísticos
    Mas estava menstruando normalmente todo mês a 2 anos...
    Tomo a metmorfina desde de novembro e iniciei o indux no fim de novembro que é quando vem a m...
    Agora em dezembro teria de ter descido novamente e não veio...
    Como a ansiedade era demais no dia 31 fiz o exame deu negativo
    Hoje é dia 5 e nenhum sinal dela descer
    Sinto meus seios enchados e doloridos, um aumento no abdômen , mas com esse negativo me desanimei de fazer outro teste
    Pq já foram muitos ao longo desses anos
    Isso frusta demais
    Mas vou esperar se não descer vou comprar outro teste
    Mas estou desacreditada
    Só Deus mesmo pra fazer esse milagre

    ResponderExcluir
  14. Oi meninas faz um dois anos que estou tentando engravida mais até agora nada eu fiquei um ano sem mestruar o meu médico me receito glifage três vezes ao dia estou passando muito mal até agora só deceu uma borra de café ficou sete dias decendo isso pra mim sinto muita cólica mais nada da menstruação espero que dessa fez possa dece pra mim estou só na espera do meu milagre

    ResponderExcluir
  15. Ola meninas sou nova aqui,bom vou contar um pouco da minha experiência,olha no ano de 2016 eu fiz o tratamento com uxi amarelo e unha de gato por 3 meses e depois pareii,e desde entao a minha M vem normal cheguei ate a ver o meu muco no caso ovulei né!
    Bom e nesse ano de 2017 em janeiro comecei o tratamento com mertformina e acido folico e no dia 22 de fevereiro fiz uma ultra surpresa estava tudo limpo os ovarios policisticos nao existem mais e ainda tinha um foliculo la,so nao sei dizer se ele ja tinha liberado o ovulo ou nao,ja que bao tenho os cistos mais vou começar a tomar o indutor o clomid e espero que de tudo certo em nome de jesus vamos ter nossas bençaos meninas é só ter fé em DEUS.
    Bjs boa sorte pra nós!

    ResponderExcluir
  16. Ola meninas sou nova aqui,bom vou contar um pouco da minha experiência,olha no ano de 2016 eu fiz o tratamento com uxi amarelo e unha de gato por 3 meses e depois pareii,e desde entao a minha M vem normal cheguei ate a ver o meu muco no caso ovulei né!
    Bom e nesse ano de 2017 em janeiro comecei o tratamento com mertformina e acido folico e no dia 22 de fevereiro fiz uma ultra surpresa estava tudo limpo os ovarios policisticos nao existem mais e ainda tinha um foliculo la,so nao sei dizer se ele ja tinha liberado o ovulo ou nao,ja que bao tenho os cistos mais vou começar a tomar o indutor o clomid e espero que de tudo certo em nome de jesus vamos ter nossas bençaos meninas é só ter fé em DEUS.
    Bjs boa sorte pra nós!

    ResponderExcluir
  17. Olá meninas meu nome é Marlúcia também tenho sop,e já faz dois meses que estou tomando metformina o primeiro mês veio dia 9 no segundo mês veio dia 8 hoje já é dia 12 e ainda não me veio sempre que vem sai uma borrinha marrom mais até agora nada, estou esperando em Deus que eu esteja grávida em nome de Jesus pois o nosso Deus é é sempre será vamos crer minhas irmãs,��

    ResponderExcluir
  18. Ola meninas! Sou nova aqui tbm. Sou casada a tres anos e dentro desse período tomei uns tres anticoncepcionais diferentes para tratar a SOMP e acabar com a acne, pois sempre sofri com isso. Mesmo tomando anticoncepcionais, todas as vezes que eu parava de tomá-los na intenção de engravidar, eu não engravidava,as acnes voltavam e então eu voltava pra o AC. Embora eu tenha ficado muito pouco tempo sem tomar o AC, tenho muito medo de não conseguir engravidar por causa da SOMP, pois o meu maior sonho é ser mamãe!!!
    Então agora parei com o AC de vez e fui na GO. Ela me receitou Glifage (Metformina) 500mg e ácido fólico. Estou na primeira semana e hoje começo a tomar dois compridos ao dia, um depois do café da manhã e outro depois do jantar.
    Espero pelo meu positivo ainda este ano... Creio muito no meu Deus e acredito que ele me concederá essa benção!!!
    Beijos férteis pra vcs minhas lindas! E que Deus nos abençoe e nos dê forças!!!

    ResponderExcluir
  19. Oie meninas
    sou casada a quase 5 anos ha um ano e meio parei de tomar o AC e os negativos e choros começaram.. tenho SOP minha monstra demora ate 2 meses sem vim, espinhas no rostos e hormonio a flor da pele..
    tomei o cha de uxi amareo e unha de gato so que passei muito mal nao consegui vomitava muito
    comecei a tomar a metformina a 13 dias e logo nos primeiros dias desceu pra mim (já fazia 56 dias q nao vinha)
    tive diarreia e um pouco de tontura mais depois passa
    QUE DEUS ABENÇOE QUE NOSSO POSITIVO VENHA

    ResponderExcluir
  20. Olá Amigos de Pata. Para você não passar mal com diarréia, é preciso cuidar na alimentação, com açúcar. Como o metformina serve para diabéticos ele conflita com açúcares. Sempre que descuido do açúcar, tenho diarréia. Também tomo metformina 2 x ao dia, recomendado pelo endocrinologia, tinha sop. Esse mês menstruei dia 02, foi diferente, veio pelo menos 5 dias e muito limpo, só líquido, não tinha aquelas bolinhas de sangue que sempre vinha antes. Fiz sexo dia 12. Dia 16 senti uma pequena picadinha que parecia no ovário ou trompa esquerdo. Dois dias depois meus seios começaram a inchar, minha temperatura basal (vagina) subiu para 36,8 e em seguida 37,00. Continuo com muita dor no seio todo, ambos. Chego a acordar de madrugada com dores, mudo de posição e a dor passa. Uma certeza eu tenho: ovulei, pois a temperatura subiu. Agora aguardar mais alguns dias para fazer um teste...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda não foi dessa vez. Dois dias depois a temperatura caiu para 36,7 e no segundo dia a M desceu. Ficará para o próximo mês. Vou usar o Clomid que a médica mandou...quem sabe?

      Excluir
  21. Olá! Tomei anticoncepcional por 2 anos, parei há um ano e e só menstruei uma vez estou há 11 meses sem menstruar, e durante todo esses meses não engravidei,foram vários negativos, fiz vários exames e por ultimo na endovaginal descobri que estou com ovários policísticos e que não estou ovulando, a médica passou Metformina 500gm 2x ao dia, comecei a tomar mais me fez muito mal, enjoos, tonturas, diarreia, então parei há 1 semana estou tomando bem certinho metformina glifage xr, passei mal mas já consigo me sentir melhor, sinto umas cólicas mas nada da menstruação vir, alguém passou por algo parecido? Vocês tiveram resultados positivos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu passei. Na primeira temporada que tomei tive diarreia. Descobri a ligação com o açúcar, diminui os doces e fiquei bem por muitos meses. Aí tive Dengue parei de tomar por uns meses a pedido médico. Quando voltei a tomar alguns meses passei mal, percebi que era uma marca ( uma caixinha vermelha). Somente aquela marca me fazia passar mal. As demais não tive reação. No momento tomo o Glifage 1 x no café da manhã e 1cp na janta, com a refeição. Me sinto bem.
      Ou seja troca a marca e toma com a refeição, não de estômago vazio.
      Quanto a ovulação a médica me receitou o Clomid 50. 2 CPS por dia do 2. ao 6. Dias após a menstruação. Começarei amanhã.
      Ah, me pediu para voltar na consulta no 13. Dia para ver se o folículo rompeu.

      Excluir
  22. Olá, comecei o uso da metformina com o ácido fólico. Mais a mestruação não veio daí eu parei de usar, tenho ovários micropolicisticos. O que vcs acham que eu devo fazer? Menstruação atrasada a 20 dias.

    ResponderExcluir
  23. Olá!
    Em 2016 fiz transvaginal que não teve alterações.
    1 ano depois fiz uma nova e lá continham 8 cistos, a GO disse que não é SOP, que seria considerado acima de 12 cistos. Meu ciclo estava de 60 dias e então me receitou Metformina 1 vez ao dia após o almoço.Com três dias tomando, desceu a queridinha, nunca fiquei tão feliz por descer.Achei que agora estria tudo bem. Passando 15 dias desceu novamente, quando ameaçou fiquei feliz achando que era nidação...que tristeza era a vermelha novamente. Então, pensei está aos poucos regulando e vai entrar no eixo. 18 dias depois desceu de novo. Poxa, o ciclo desse é impossivel ovular. Fui a um outro GO, ele me deixou muito triste pq eu estava sabendo mais que ele. Ele me receitou Duphaston para 15 dias após essa mesntruação, mas eu questionei ele se daqui os 15 dias eu menstruar novamente ele ficou sem saber o que me responder e disse : Se quiser fazer por conta própria usar um indutor. Nossa frustrante. Sem contar que disse que tive embolia pulmonar há 4 anos ( sem nunca usar AC) E ele queria me induzir a tomar.:(
    Resolvi aguardar os 3 meses de tratamento para novamente procurar a GO que me receitou o metformina 500 mg na 1 consulta.
    E pensei se o intervalo da 1º foi de 15 dias e para segunda foi 18 dias.
    Se próxima vier com 21 ou 22 dias de diferença é pq o ciclo vai regular até chegar 28 dias acima. Está sendo minha esperança. Ainda não vi relatos de alguma tentante já passou por isso.

    ResponderExcluir
  24. Oi. E quem conseguiu engravidar com. Só metformina

    ResponderExcluir
  25. Olá meninas estou tomando metformina desde julho,e veio certinho até setembro,era pra ter vindo dia 29 de outubro e até agora nada, não tive coragem de fazer o teste, o que vcs acham?

    ResponderExcluir