Devaneios de uma (ex) Tentante

Devaneios de uma (ex) Tentante

terça-feira, 23 de abril de 2013

SOP

Como falei no post anterior fui diagnosticada com SOP (síndrome dos ovários policísticos), sei que existem muitas tentantes com o mesmo diagnóstico e cheias de dúvidas a cerca da síndrome,muita gente inclusive acha que o fato de ter cistos nos ovários significa ter a síndrome, a boa notícia é que não é bem assim que funciona, então vamos lá, entender a temida SOP.

SOP X OP:
SOP = Síndrome dos Ovários Policísticos
OP = Ovários Policísticos
 
Primeiro quero explicar uma coisa, muitas mulheres após o exame de ultrassom descobre que tem microcistos nos ovários e já se declaram com a SOP, já se desesperam achando que estão condenadas, que não podem ter filhos. Muita calma nessa hora! Antes de entrar em pânico que tal buscar informação a respeito?
Nem toda mulher que tem cistinhos nos ovários tem a síndrome.
Todo mês no nosso período fértil, nossos ovários estão se preparando para ovular, alguns folículos vão se desenvolvendo mas apenas 1 se rompe e libera o óvulo. Então esses cistinhos que sobram no ovário nada mais são do que folículos em desenvolvimento que deveriam se transformar em óvulos mas que não conseguiram amadurecer o suficiente, por deficiência de algum dos hormônios reprodutivos. Se dentre os folículos do ovário que estão em desenvolvimento 1 deles no mês amadurecer e soltar o óvulo, ótimo! Está tudo normal, os cistinhos vão continuar lá mas não vão interferir em nada no seu ciclo.

O que são cistos?

São pequenas bolsinhas com conteúdo líquido e que, em princípio podem aparecer em qualquer parte do organismo. Todo mês, nos ovários, desenvolve-se um cisto que inicialmente é pequeno (5 a 9mm), cresce na primeira fase do ciclo menstrual e atinge, na época da ovulação, a dimensão aproximada de 18mm. Estes recebem o nome de folículo e dentro deles está um óvulo. Na ovulação ele se rompe, o óvulo sai e se encaminha para as tubas (trompas) onde poderá ser fertilizado pelo espermatozóide – caso ocorra a relação sexual nesta época. Nesses casos, cisto não é doença e se chama cisto funcional, isto é, decorrente do funcionamento normal do organismo. Entretanto, quando um ou mais cistos formam-se fora dessas características passam a ser uma doença.

O que é Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP)?

É uma síndrome caracterizada por alterações hormonais que podem repercutir no organismo causando vários sintomas. Como consequência, ao invés de se formar um único folículo no ovário, que é um processo natural e normal, formam-se vários que ficam “acumulados” e não liberam os óvulos; eles não se rompem. Daí o nome “ovários policisticos” que, como veremos mais adiante, não é alteração orgânica obrigatória nesta síndrome. Existem vários hormônios que participam destas alterações, mas os principais são os androgênios (hormônios masculinos normalmente fabricados pelos ovários, em quantidades pequenas).
Sinais e sintomas da SOP:

- Ciclos menstruais desregulados, ou ausência de menstruação no ciclo;
(Uma explicaçãozinha sobre esse sintoma aí de cima: Quando nenhum dos folículos que estam em desenvolvimento nos ovários se formam ou deixam de crescer e ovular, a mulher deixa de menstruar, e conseqüentemente o número de cistinhos aumenta) 

- Aumento de peso (e o chato disso, quanto mais a mulher engorda pior fica a síndrome);
- Pele muito oleosa;
- Aparecimento de espinhas;
- Aumento de pelos no rosto, seios e barriga;
- Aumento da produção de hormônios masculinos;
 (Uma explicaçãozinha sobre esse sintoma aí de cima: a maior quantidade de hormônios masculinos é que causa a ausência ou dificuldade de ovulação, e por consequencia a falta de menstruação e dificuldade e engravidar) 
- Infertilidade: devido às alterações hormonais, essas mulheres passam a ovular menos ou de maneira inadequada e por isso podem ter dificuldade em engravidar. Das causas de infertilidade o fator ovulatório ocupa um lugar de destaque e 75% é devido a esta síndrome. Além disso, essas mulheres têm um alto índice de abortamento.

Como diagnosticar a SOP:

A SOP é diagnosticada através dos cistinhos encontrados no exame de ultrassom combinado com os sintomas e alterações hormonais (detectados pelo exame de sangue)

Genética e Hereditariedade
Acredita-se que a SOP tenha caráter hereditário e muitas publicações científicas têm confirmado esta possibilidade. Foi observado este diagnóstico entre irmãs e alterações metabólicas em irmãos destas pacientes que mesmo sendo do sexo masculino, apresentaram alterações laboratoriais idênticas as suas irmãs com esta síndrome. Filhas e irmãs de mulheres com SOP têm 50% mais de chance de desenvolver este problema. 
O meu caso por exemplo é hereditário, minha mãe passou por tudo que tenho passado, inclusive fez tratamento com o CLOMID também.

Possíveis causas da SOP:

As causas não são totalmente estabelecidas, mas sabe-se que algumas das possíveis causas são:
- Hiperinsulinismo, ou seja maior quantidade de insulina no corpo devido a uma disfunção. A insulina encontra uma célula receptora que não responde bem e não consegue acumular glicose. Consequência: o nível da glicose sobe no sangue e o pâncreas é estimulado para produzir mais insulina. Esse defeito no receptor de insulina é de origem genética, e pode piorar com a obesidade;
- Obesidade: o excesso de peso está envolvido com problemas de ovulação. Isso acontece porque quando as células de gordura são demais no corpo elas agem no processo de transformação de estrogênio em androgênio, modificando o balanço hormonal ou seja, aumentando a quantidade de hormônios masculinos e impedindo assim a ovulação;
- Algum problema no hipotálamo, na hipófise, nos ovários ou nas supra-renais, esses problemas fazem com que seja produzido mais hormônios masculinos do que o normal.

Tratamento da SOP:
- Se os sintomas são causados pela obesidade, o tratamento indicado é o emagrecimento. Perdendo peso já é possível eliminar os sintomas e regular a ovulação;
- Se a mulher não quer engravidar no momento, o uso do anticoncepcional é considerado como tratamento pois diminui a quantidade de hormônios masculinos produzidos no organismo;
- Se ela quer engravidar o tratamento é feito com o indutor de ovulação. Ele capaz de corrigir os problemas endócrinos, fazendo com que a mulher ovule, e grande parte engravida.
-Atualmente os médicos tem utilizado a metformina como tratamento para SOP, é uma nova descoberta já que o medicamento trata diabetes tipo II mas tem sido muito eficaz no controle da síndrome.

DIAGNÓSTICO FINAL (CONSENSO DE ROTTERDAN)

É confirmado quando pelo menos dois dos três itens abaixo forem preenchidos:
A. Hiperandrogenismo (aumento do hormônio masculino) refletido por hirsutismo, acne, queda de cabelo (ver histórico e exame clínico descritos anteriormente) ou exames de laboratório.
B. Ciclos menstruais com intervalos irregulares curtos ou longos (atrasos menstruais); são quase sempre anovulatórios.
C. Ovários com característica micropolicística ao ultra-som.
Portanto o diagnóstico da SOP poderá ser A e B, A e C e B e C; isto torna interessante o fato de a mulher com SOP não precisar ter, obrigatoriamente, os ovários com múltiplos cistos!!!
Importante: é necessário excluir outras doenças que têm apresentação clínica semelhante como, por exemplo, tumores virilizantes, hiperplasia congênita da supra-renal e a Síndrome de Cushing.

É isso meninas, então quem for diagnosticada com SOP nada de desespero, a síndrome apesar de não ser curável é tratável e não nos impede de engravidar só atrapalha um poucos, mas nada que um tratamento adequado não resolva.

 















Fonte:http://www.ipgo.com.br/sindrome-dos-ovarios-policisticos-sop/

Um comentário: