Devaneios de uma (ex) Tentante

Devaneios de uma (ex) Tentante

segunda-feira, 22 de abril de 2013

Como funcionam os Indutores de Ovulação



Se vamos utilizar um medicamento, precisamos saber detalhadamente como ele funciona, e nem sempre os médicos estão dispostos a nos explicar detalhadamente como esses hormonios funcionam em nosso organismo, quando a médica me passou o indutor, curiosa e amante do titio google como sou e já falei anteriormente achei um site que tira todas as dúvidas a respeito dos indutores, espero que seja proveitoso para vocês, assim como foi para mim.






O indutor de ovulação é uma medicação para estimular a ovulação da mulher, podendo ser a base de citrato de clomifeno, ex. Clomid, Indux, Serophene, Dufine, ou a base de gonadotrofinas - FSH e LH, ex. Gonal, Menopur 


Citrato de Clomifeno é o tipo de indução mais leve, indicado para casos de problemas ovulatórios mais simples.


Gonadotrofinas é um tipo de indução utilizado em casos de procedimentos de fertilização(FIV, ICSI, IA) e em casos de SOPs mais severos, em que a paciente não responde ao tratamento com citrato de clomifeno e metformina.


Sintomas

Os sintomas variam de mulher pra mulher e de ciclo pra ciclo, os mais comuns são, dores/desconforto abdominal, inchaço, dores nos seios, gases, dor de cabeça, enjôo, azia, calores, espinhas(oleosidade da pele ), atraso menstrual, corrimento escuro (em pouca quantidade) e pequenas tonturas.

Com indutor o ciclo tb pode ficar um pouco mais longo, até uns 4 dias, e o fluxo tende a ser menor e mais escuro. Em alguns casos tb o ciclo pode ficar mais curto, entre 2 e 4 dias. 


Onde foi parar o muco cervical?

Seus efeitos antiestrogênicos podem influenciar negativamente o endométrio e muco cervical. Ele pode fazer com que o muco diminua bastante, muitas vezes se tornando imperceptível, e fazendo com que ele sofra alterações durante todo o ciclo.

Nos 1os ciclos geralmente se nota alterações significativas, principalmente se havia problemas de anovulação, como muco elástico junto ou logo após a monstra, muco leitoso/pastoso, antes e pós período fértil.


Período Fértil

O ideal quando se usa indução é fazer o controle de ovulação com ultra-sonografia seriada transvaginal, até que os folículos atinjam um tamanho ideal (em sincronia com o endométrio – que é o tecido que reveste o interior do útero, onde ocorre a implantação do embrião)

Como nem sempre os médicos solicitam o controle com US seriada, o que particularmente acho errado, uma dica pra saber o PF é:


-> depois q se toma o último comprimido a ovulação deve ocorrer entre o 4 a 7, às vezes um pouquinho mais até 12 dias. É bom namorar regularmente durante todo o ciclo, e intensificar nesse período.

O tamanho certo do folículo para que ocorra a fecundação


Os folículos crescem, em média, 2mm dia e rompem entre 19 e 23mm, sem indutor. Com indutor essa faixa aumenta até 29mm, podendo atingir até um pouco mais, 35 ou 37mm.

Como saber se ovulei ou estou ovulando?


Além do controle com US seriada, é importante fazer uma dosagem de progesterona a partir do 21o dia do ciclo, pois nem sempre o folículo eclode um óvulo, o que não é diferenciado apenas com a US seriada.

Em quanto tempo estarei ovulando?
 



 Geralmente a resposta ováriana ocorre após o 2o ciclo de indução, por isso sendo indicado um tratamento de 3 ciclos

Com a indução da ovulação fica mais difícil dos óvulos fecundados se fixarem, correndo maior risco de aborto, é verdade isso?
 

O que acontece é com o uso prolongado do indutor o endométrio tende a ficar mais fino, o que então pode causar o problema da fixação ao útero, mas mesmo assim é uma coisa que pode acontecer, não é regra, e existem outras medicações, a base de estradiol, que podem ser adminstradas junto com o indutor pra que isso não aconteça.
Por isso, é muito importante tomar só sobre prescrição e acompanhamento médico e fazer o controle com US seriada.
 

Por que alguns médicos indicam tomar no 2o e 5o dia do ciclo outros apartir do 5o?
 

Por explicação médica, isso é meio como uma preferência do médico, tem uns que indicam a partir do 2o, outros do 3o, outros do 5o, tipo, indicam assim pra todas as pacientes. Mas a grande diferença, que vejo, é que quando se toma antes a tendência é ovular antes, pois quando se toma o último comprimido a ovulação ocorre entre 4 a 12 dias.

Outra coisa que descobri  com uma especialista, é que quando se toma 2 comprimidos dia (100mg), deve-se tomar os comprimidos com uma diferença de 12 hs e não os dois juntos, pois assim tem um efeito melhor.

Auto medicação com indutores

Nunca! O indutor deve sempre ser tomado com prescrição e acompanhamento médico, pois assim como pode ajudar, pode prejudicar, pode gerar cistos, disfunções hormonais, trombose, hiperestímulo, podendo levar até a perda do ovário em casos extremos, e até câncer de ovário.

O médico prescreve a dosagem e a forma de uso baseado no histórico médico da paciente, não é porque serviu pra uma pessoa que o mesmo tratamento serve para outra.
O indutor a basse de citrato de clomífeno ( Indux, Clomid, Serophene), assim como podem ajudar, podem trazer inúmeros riscos para quem toma. Cistos, afinamento do endométrio, perda parcial ou total dos ovários, câncer em qualquer local, principalmente nos ovários e útero.
Siga sempre orientação médica. O uso de indutores poderá ser feito após exames e diagnóstico seguro de um profissional capacitado.

Indutor Engorda?

Não. O indutor pode aumentar a retenção de liquidos como qualquer medicação hormonal. O apetite também pode aumentar, portanto controle-se para não culpar o medicamento pelos quilinhos a mais. Uma boa dica para evitar a  retenção de liquidos é beber água de coco, dimunuir o sal da comida , evitar embutidos e enlatados.

  
Com indutor é normal ter muitos folículos? Posso engravidar de gêmeos/trigêmeos?

Sim, com o estímulo do indutor, é normal se ter vários folículos dominantes, o que geralmente ocorre é que um evolui e eclode e os demais acabam regredindo.
A gravidez múltipla pode ocorrer com o uso do indutor, mas não é comum. As chances de se ter dupla ovulação, sendo uma em cada ovário, geralmente é o mais comum, mas mesmo assim a chances de gêmeos é baixa

Quando devo namorar?  

O PF com indutor ocorre, após tomar o último comprimido, entre 4 a 12 dias, então o ideal é manter treinos regulares durante o ciclo, pelo menos 3x por semana, e intensificar durante o PF para dia sim, dia não
   

Mesmo tendo tomado indutor posso não menstruar?

Pode, o indutor tb age como um regulador hormonal, mas se não ocorrer a ovulação, ocorrer um cisto ou o endométrio estiver muito fino a monstra pode não descer. E claro se vc engravidar a monstra tb não virá.
Nesse caso o melhor é procurar o médico e fazer um beta, se der negativo, fazer uma US e um exame de progesterona, para confirmar se houve ovulação e verificar o que está acontecendo.


Posso usar indutor por mais de 6 ciclos?

 

Não é indicado, pois aumentam as chances de cistos, hiperestímulo, trombose e até de câncer de ovário. Se foram feitos mais de 3 ciclos e não houve ovulação, então o melhor é trocar a forma de indução, pois o citrato de clomífeno mostra-se sem efeito







Qual a diferença entre o clomid, indux, serophene e dufine?
 

O princípio ativo é o mesmo, o citrato de clomífeno, o que varia é o nome comercial, o laboratório e o preço, mas o efeito é o mesmo. O indux é o mais em conta e o serophene o mais caro.

 O indutor melhora a qualidade do óvulo?

Não, a única medicadação que age diretamente melhorando a qualidade do óvulo é o ácido fólico.

Na verdade o indutor pode até diminuir um pouco a qualidade, quando usado em alguém q ovula normalmente, 2o a opnião de alguns especialista que tive contato, pois são hormônios artificiais, que forçam o organismo a agir. Então o conselho é que, se vc ovula normalmente, quanto menos medicação melhor, pois o organismo sabe a hora e o ponto de maturação certo para que ocorra a ovulação.

 Tomei indutor mas só tenho um folículo dominante e agora?


O que importa para conseguir engravidar é ter um folículo dominante que evolua e ecloda, gerando um óvulo, claro que as chances são maiores quando se tem vários, mas às vezes tem-se vários de baixa qualidade, então é muito melhor ter um de boa/ótima qualidade.

 O indutor altera a temperatura basal?


Não, pois o indutor não altera a progeterona. Ou seja, vc pode usar o método da temp basal normalmente, pois o indutor não influencia nas taxas de progeterona, q é o que marca a temp. basal.

 Quais são os riscos de má formação e de problemas de saúde para as crianças nascidas por tratamento de infertilidade/indução?


O tratamento da infertilidade/indução não provoca riscos de saúde as crianças e má formação. A incidência de malformações em crianças nascidas por tratamentos seguidos de indução da ovulação é a mesma que na população normal, ou seja, não aumenta em nada as chances.

Existe hiperovulação com indutor ? Qual as implicações ?

Quando de forma natural a hiperovulação pode ocorrer nos extremos da vida evulutiva, ou seja, no inicio da adolescência e depois dos 40 anos, em virtude de uma produção excessiva de hormônio FSH. A única implicação  é que o fenômeno aumenta a chances de uma gestação gemelar. No entanto, alguns medicamentos desencadeiam a hiperovulação, e nesses casos ela pode ser perigosa. Indutores podem provocar o desenvolvimento de varios óvulos nos ovários causando problemas graves. Por exemplo, a síndrome de hiperestímulo ovariano, que provoca ascite, trombose entre outros. Isso pode ocorrer quando uma mulher que ovula normalmente faz uso de indutores.
Ocasionalmente, quando  ocorre uma hiperestimulação dos ovários. A Síndrome do Hiperestímulo Ovariano geralmente causa um aumento no volume dos ovários acompanhada por desconforto e dor. Nos casos mais graves pode haver a necessidade de hospitalização e até mesmo um trauma nos ovários levando até mesmo a infertilidade.



Fonte:http://www.maternidadeaflordapele.com/indutor%20de%20ovula%C3%A7%C3%A3o/






34 comentários:

  1. ja tomei clomid e funcionou,,mas agora minha menstruação vem so um pingo quase nada isso quer diser então que posso tomar mesmo sem ser no 5º dia da mesma,quando não ha menstruação não requer dia certo pra tomar o clomid.

    ResponderExcluir
  2. ja tomei clomid e funcionou,,mas agora minha menstruação vem so um pingo quase nada isso quer diser então que posso tomar mesmo sem ser no 5º dia da mesma,quando não ha menstruação não requer dia certo pra tomar o clomid.

    ResponderExcluir
  3. existe tipo.... mais chances de engravidar na primeira ou na segunda etc usando o indutor ou n tem nada disso.?

    ResponderExcluir
  4. existe tipo.... mais chances de engravidar na primeira ou na segunda etc usando o indutor ou n tem nada disso.?

    ResponderExcluir
  5. Minha ginecologista passou no segundo ciclo dois comprimidos de clomid por nove dias isso esta certo?alguém já tomou tantos dias assim?

    ResponderExcluir
  6. Ola a minha gn receitou so 05 assim que acabasse a monstra fala com ela de volta drica pois acho que esta confusa nunca ouvi que tem que tomar 9 é muito boa sorte pra nós ����

    ResponderExcluir
  7. Ola a minha gn receitou so 05 assim que acabasse a monstra fala com ela de volta drica pois acho que esta confusa nunca ouvi que tem que tomar 9 é muito boa sorte pra nós ����

    ResponderExcluir
  8. depois de quantos dias a pois a mestruacão posso toma-LO ?

    ResponderExcluir
  9. Tenho cisto emorragico irei emgravida. .

    ResponderExcluir
  10. Tomei clomid por dois mês Mideu cisto emorragico irei emgravida ...

    ResponderExcluir
  11. Tomei clomid por dois mês Mideu cisto emorragico irei emgravida ...

    ResponderExcluir
  12. depois de quantos dias a pois a mestruacão posso toma, ou devo toma Quando estive metruada ?

    ResponderExcluir
  13. Minha gine passou serophene mas não tava achando na farmavia so depois achei única caixa,caso precisa no prox ciclo posso comprar Clomid ou indux? Faz mesmo efeito? Alguém sabe informar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São todos a mesma substância o clomifeno si muda o nome por causa do laboratório pode usar qq um dos três q sao a mesma coisa. Boa sorte.

      Excluir
    2. E a mesma coisa. .só muda o laboratório e valores..Boa sorte...

      Excluir
  14. Meninas, venho acompanhando os relatos de cada uma e gostaria de compartilhar com vocês o meu, Estou tentando engravidar tem 3 anos, já tenho uma filha mais não com meu esposo. Recentemente fizemos todos os exames e tudo estava normal, até que um dia fui fazer uma colposcopia, pois estava com uma ferida na vagina que me incomodava e que fazia eu ficar com corrimento. A médica me examinou, fez o exame e disse que estava tudo bem que era apenas uma feridinha que seria queimada (que é a cauterização) que isso dá em diversas mulheres, e disse que eu poderia não estar ovulando por isso não estava conseguindo engravidar. Então me indicou o indutor, que procurei a saber com uma amiga farmacêutica melhor sobre o remédio, e como a médica me indicou comprei o serophene. Então no dia 12/10/2016 a minha menstruação veio (e um detalhe minha menstruação era totalmente desregulada antes do indutor, tinha vezes que eu ficava dois meses sem menstruar), aí no dia 16/10/2016 comecei a tomar o Serophene e para a minha surpresa regulou meu ciclo, que durou 30 dias. No dia 10/11/2016 a minha menstruação veio, e então no dia 14/11/2016 dobrei a dosagem do remédio, porém tomei o indux que estava mais em conta. Era para ter descido no dia 09/12/2016 e então nesse dia fez um teste de farmácia e para minha tristeza deu negativo. No dia 12/12/2016 passei na minha GO e informei como estava e o que foi indicado para o tratamento de gravidez e informei do teste negativo e que estava atrasada, então ela me disse que realmente iria dar negativo pois não deu tempo do organismo presenciar uma possível gravidez é que eu teria que refazer o exame daqui 3 dias que seria um ciclo de 35 dias. Então no dia 15/12/2016 fiz o teste de farmácia mais uma vez e para minha surpresa deu positivo. Fui até a farmácia e não acreditando comprei outro teste da mesma marca e fiz a noite e deu positivo novamente. No dia seguinte na parte da manhã fiz o Beta HCG que ficaria pronto no final da tarde no laboratório, fui até o posto de saúde e fiz outro teste lá para abrir o pré-natal e outro positivo. Quando peguei o resultado de sangue, mais uma vez positivo. Estou muito feliz, pois Deus me presenteou com esse milagre, pelas contas do posto estou de 5 semanas e 3 dias e pelas minhas contas, estou de 3 semanas. Vou fazer o ultrassom começo do mês de Janeiro pois vou passar no médico dia 09/01/2017 e se eu fizer antes pode ser que nem consiga ver o saco gestacional. Estou compartilhando, pois sei o quanto é triste fazer exame e dar negativo, e dizer para vocês que não desistam. Orem e peçam a Deus de todo coração, que ele irá escutar sua oração e dará no momento certo o tão esperado bebê que querem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc tomou sem ter nenhum problema? Eu quero fazer issomais estou com muito medo.

      Excluir
    2. Eu estou tentando também.meu GO indicou o Serophene, vou comprar pois nos meus exames está tudo normal,mas estou a anos tentando engravidar. .tomara que dê certo com essa ajudinha na ovulação. .

      Excluir
  15. Fiz o ciclo do induz faz 15 dias somente depois do atraso eu posso fazer o exame de sangue ? Estou com muitas dúvidas , e sinto dores no ovário esquerdo , muito calor, enjôo, e dores nas costas e dores no bico do peito e depois que tive o muco clara de ovo está vindo tipo hidratante . Alguém me ajuda ?

    ResponderExcluir
  16. Passei 6 anos tentando engravidar pois tinha sop e não ovulava,fiz varios tratamento mas nada de engravidar foi entao depois de passar por vários ginecologista dessidi mudar de novo de ginecologista foi entao que ela me receitou tomar metformina e indux dai tomei metformina um comprimido por dia e indux 50mg durante cinco dias passou o primeiro ciclo e nada o segundo e nada foi entao que no terçeiro ciclo ela mandou aumentar a dosagens 100mg por cinco dias e pra minha surpresa eu conssegui engravidar no terçeiro ciclo com indux estou gravida de 8 semanas e 1 dia entao meninas nao desista porque enquanto a vida a esperança boa sorte prs todas vcs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lia, tenho 34 anos, tento engravidar a 10 anos e nada.Gostaria de saber se teve muco no período fértil, e quais foram os sintomas neste ciclo que deu certo. Estou no 2 ciclo com Induz 100mg,6 dia apos o ultimo comprimido e não sinto nada, nem tenho muco. Parabéns pelo seu milagre

      Excluir
  17. Olá meninas.. estou no nono dia de clomid, tomei durante 5 dias e este é meu primeiro ciclo, estou muito ansiosa para que dê certo, tenho SOP desde os 15 anos, já tomei metformina sem sucesso... Orem por mim para que dê certo, como deu pra várias de vcs.

    Bjoos meninas!!

    ResponderExcluir
  18. Nossa vou começa a tomar terça feira sonho ser mãe novamente meu filho tem 10 anos desde la nunca co seguir

    ResponderExcluir
  19. olá meninas eu tbm gostaria de engravida ta com 3 anos q estou tentando e nada sra q esse serophene e certo quero muito bb . será posso tomar sem passar Go .vende sem receita medica . obrigada

    ResponderExcluir
  20. eu gostaria de saber si alguém tomar esse serophene .

    ResponderExcluir
  21. eu tou tentando a 3 anos e nada eu quero muito um BB pra mim .

    ResponderExcluir
  22. Bom dia meninas... tenho 38 anos e tento engravidar a 8 anos. Ja tenho um filho lindo de 9 anos. Então vou relatar a vcs a minha história. Tomo Clomid a 3 anos, sempre respeitando o período correto dia 3 ciclos e parando. So que para a minha trutristeza eu não sei o que acontece, nem minha médica entende... Pois sempre engravido e tenho aborto espontâneo depois... já tive 4 abortos após o Clomid... estou até com medo de fazer outro ciclo... é muito triste passar por isso tantas vezes... mexe com a nossa crença com a nossa Fé. Acabei de perder mais um agora dia 08/07 e ainda estou muito mal...
    Mas... vou deixar passar um tempo é tento novamente mais tarde.
    Então digo a vocês nunca use sem indicação médica. Pois vc muitos relatos errado de como se Tomar, a qt errada... e assim vai... Fiquem com Deus e bjos férteis para vocês...

    ResponderExcluir
  23. Bom dia meninas.Tenho 23 anos, estou tentando engravidar também, porém tenho SOP, minha GO me passou metformina para os cistos e depois comecei a tomar induz .
    Na primeira US para saber se estava ovulando apareceu um folículo dominante , e nada de cisto pois já tinha 3 meses que tomava metformina. Em maio comecei a fazer os ciclo , fiz o 3 ciclo, hoje 13/08/2017 minha menstruação esta atrasada a 5 dias. Fiz o teste de farmácia e deu negativo.
    Será que posso esta gravida ??
    No fundo tenho medo de não ser , isso me deixa muito triste sempre um NEGATIVO
    :(

    ResponderExcluir
  24. Bom dia Meninas, venho lendo muitos relatos na internet e adorando os resultados positivos, porém estou em um situação muito parecida que a de todas, me chamo Bianca tenho 25 anos, e há 5 anos atras tive uma gravidez nas trompas e perdi a esquerda. Resumindo um tempo depois fiz todos os exames tudo normal, pois agora estou tentando engravidar tem 2 anos e não consigo, estou no 2° ciclo com Indux e acido fólico (nesse ciclo não estou sentindo nenhum sintomas como no primeiro), e esperando o meu positivo. Tenho muita esperança mas a ansiedade me consome. Torço por todas nos que somos tentantes.

    ResponderExcluir
  25. Gente faz 6 dias que terminei meu primeiro ciclo com indux e nada de muco até agora é normal ?

    ResponderExcluir
  26. Boa noite tomei o indux no meu terceiro dia de menstruação foram os cinco comprimidos,senti dores nos ovários, não vi nem muco clara de ovo,o único muco que tive foi muco branco aguado, era pra descer no dia 5/11/2017 só que até agora nada sinto muita enjoo, tontura, muito vontade de urinar sera que dessa vez eu conseguir e meu primeiro ciclo com indux, alguém sabe quanto tempo tenho que esperar pra fazer o teste de farmácia estou com medo de ser ansiedade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá tbm comecei o 1° ciclo com indux, n notei o muco Clara de ovo, mais senti bastante dor no ovário esquerdo... já faz 6 dias que meu período fértil acabou e meu seio esquerdo tá que n aguento nem tocar e está maior que o direito e a glândula mamária está notavelmente alterada e sem contar as pontadas na página e umas leves cólicas e tenho sentindo fome tbm coisa que n sentia... Minha monstra e pra vir dia 20 ainda tem tempo, mais amanhã vou ao go pq acho que n deu certo esse ciclo mais estou preocupada com essa dor no seio! E vc fez o exame?!

      Excluir
  27. Olá meninas tb estou tentando engravidar estou tomando indux estou no terceiro ciclo tenho fé que vou conseguir meu positivo.

    ResponderExcluir