Devaneios de uma (ex) Tentante

Devaneios de uma (ex) Tentante

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Entenda os sinais

Olá queridas, hoje me dei conta de que ainda não falei por aqui sobre os sinais do nosso corpo,confesso que antes de me tornar uma tentante neurótica oficial não me dava conta das mudanças durante o nosso ciclo, até porque como já falei antes passava tanto tempo sem menstruar que não tinha mesmo como perceber as alterações que ocorrem ao longo do ciclo, agora sei o que é,  procurei me informar melhor e dividir com vocês,  acredito que pode ajudar bastante gente que está querendo identificar o seu período fértil,qual tentante não fica louquinha fazendo contas do PF e observando atentamente qualquer risquinho na calcinha??a gente observa, conta, mas dificilmente sabemos os detalhes de como tudo funciona, então..vamos ao que interessa:

O ciclo menstrual

O primeiro dia do seu ciclo menstrual é o primeiro dia do seu período. Geralmente, a partir daí o período prolonga-se por cerca de 3 a 7 dias. Provavelmente, já reparou que as dores menstruais, se as tiver, são mais fortes no primeiro dia do período. Isso deve-se ao fato de as hormonas do organismo estarem a forçar o útero a libertar o revestimento interior (endométrio) que se formou no ciclo anterior.

 
Preparação para a ovulação

No início do ciclo, o seu organismo envia um sinal ao cérebro para que comece a produzir a hormona estimuladora dos folículos (FSH), a principal hormona envolvida na produção de óvulos maduros.  Cada folículo (aqueles mesmos que falei no post anterior) contém um óvulo imaturo. A FSH estimula uma série de folículos a desenvolverem-se e a iniciarem a produção de estrogênios. No primeiro dia do período menstrual, os estrogênios estão no seu nível mais baixo. A partir daí, começam a aumentar.(nessa fase se houver alguma alteração em algum dos horminos citados os folículos não desenvolvem, não aumentam, eis a causa dos policistos).

Normalmente, um folículo torna-se 'dominante' e o óvulo amadurece dentro do folículo à medida que ele se torna maior. Simultaneamente, a quantidade crescente de estrogênios no organismo garante o engrossamento do revestimento interior do útero (endométrio) com sangue e nutrientes. Assim sendo, se realmente engravidar, o óvulo fertilizado terá todos os nutrientes e apoio de que
necessita para crescer (costumo dizer que ele é a caminha fofa dos nossos babys). Os níveis elevados de estrogênios estão também associados ao aparecimento de muco cervical (no popular o famoso muco clara de ovo) 'amigo do esperma‘ . Este muco pode aparecer sob a forma de corrimento fino, escorregadio, num branco baço. O esperma move-se com maior facilidade neste muco e pode sobreviver nele durante vários dias. 


Muco Fértil

Entenda o ciclo da ovulação

O nível de estrogênios no organismo continua a aumentar e, finalmente, provoca uma subida rápida da hormona luteinizante (muitas vezes designada por 'pico de LH'). Este pico de LH dá ao óvulo maduro o empurrão final necessário para que ele termine o seu amadurecimento total e se liberte do folículo. Este processo é conhecido como ovulação.

Muitas mulheres pensam que fazem a ovulação no 14º dia, o que nem sempre acontece. O dia de ovulação varia consoante a duração do seu ciclo. Algumas mulheres sentem pontadas durante a ovulação, mas muitas há que não sentem nada e não há mais nenhum sinal que indique que está em curso a ovulação.

Após a ovulação

Depois de se soltar, o óvulo (ou óvulos) move-se ao longo da trompa de Falópio em direção ao útero. O óvulo pode sobreviver até 24 horas. A sobrevivência do esperma é mais variável mas é, normalmente, de 3-5 dias, os dias que conduzem à ovulação e o dia em que ocorre a própria ovulação, são os seus dias mais férteis – aqueles em que tem mais hipóteses de engravidar. Logo após a ovulação, o folículo começa a produzir outra hormona: progesterona.

A progesterona tem agora a missão de engrossar o revestimento interior do útero (endométrio, se você estiver com alguma alteração no seu estradiol ou progesterona é bem provável que não
menstrue já que sem esses hormônios o endométrio não espessa), preparando-o para um óvulo fertilizado. Entretanto, o folículo vazio começa a encolher, mas continua a produzir progesterona e inicia igualmente a produção de estrogênios. Nesta fase, pode notar sintomas de tensão pré-menstrual (TPM), como peito sensível, inchaço, letargia, depressão e irritabilidade.

Preparação para o próximo período…

À medida que o folículo vazio encolhe, se o óvulo não for fertilizado, os níveis de estrogênio e progesterona diminuem porque estas hormonas deixam de ser necessárias. Sem os elevados níveis de hormonas para ajudar a mantê-lo, o espesso revestimento interior do útero (endométrio) começa a subdividir-se e o organismo liberta-o. Este é o início do seu período e também do seu próximo ciclo. 

Ou para a gravidez

Se tiver sido fertilizado, o óvulo pode implantar-se com sucesso no revestimento interior do útero. Isto ocorre, normalmente, cerca de uma semana depois da fertilização.

Após a implantação do óvulo fertilizado, o organismo começa a produzir a hormona da gravidez, a gonadotrofina coriônica humana (GCh), que mantém ativo o folículo vazio. Continua a produzir estrogênios e progesterona para impedir que o revestimento interior do útero seja libertado, até que a placenta (que contém todos os nutrientes necessários ao embrião) esteja suficientemente madura para manter a gravidez.

Fonte: http://www.clearblue.com/pt/ciclo-e-ovulacao.php

Observações Importantes: 

  • Se quiser acompanhar as mudanças do seu muco cervical mais atentamente lave as mãos bem lavadas, se puder use uma luva, insira o dedo indicar o mais próximo que puder do colo do útero,ao retirar deve colocar um pouco de muco no dedo indicador, pressionar com o polegar e separá-los em seguida, assim pode-se ver se o muco é mais pastoso, aguado, elástico...
  • A ausência de muco, indica uma fase estéril. Nessa fase a acidez da vagina acaba matando os espermatozóides e o cólo uterino está fechado.
  • O muco grosso e pastoso, pode ser branco ou amarelado, também indica a fase estéril, ele dificulta a passagem dos espermatozóides. Esse muco ao ser colocado entre os dedos, não estica.
  • O muco mais aquoso (águado), leitoso e escorregadio, indica o período pré e pós período fértil, ou seja, aparece antes do PF e logo após o PF. Quando esse muco aparece já é possível engravidar, pois o cólo uterino já apresenta uma abertura e os espermatozóides podem sobreviver até 5 dias, ou seja, se nesse período a ovulação ocorrer pode ocorrer a fertilização.
  • O muco elástico, gelatinoso, semelhante a clara de ovo, conforme a figura que postei, é o muco fértil. Quando ele aparece a ovulação pode acontecer naquele dia ou em até 5 dias. Tem mulheres que tem um único dia, outras por vários dias (sortudas, quem me dera), sendo que o dia de maior quantidade e em que o muco se estica mais, está mais elástico, é o dia da ovulação. Esse muco não é ácido, por isso ele facilita muito a chegada dos espermatozódes até as trompas e ainda os alimenta.
  • Algumas mulheres relatam ter muco fértil logo depois ou logo antes da menstruação, mas isso não quer dizer que se está ovulando, pode ser apenas uma alteração hormonal. Mas, sempre que o muco elástico aparece é bom treinar, aliás treinar é sempre bom em qualquer período mas se for para vir um baby melhor ainda.


 Espero que aproveitem as informações, e que tenham todas mucos beeeeem férteis e o mais importante fertilizados,e o meu conselho é:
Essa parte eu sei que todo mundo adoraaaaa!

E como eu sou uma boa tentante, que adora as leitoras mesmo sem elas comentarem os meus posts, mas sei que estão ai, vou deixar uma tabelinha fácil para ninguém se perder mais nos dias dos ciclos, e vamos apoveitar a  parte boa da vida de tentantes meninas, bora treinar!


Qual é o seu Período Fértil?

CICLO
FÉRTIL
FÉRTIL
FÉRTIL
OVULAÇÃO
FÉRTIL
23
10º
24
10º
11º
25
10º
11º
12º
26
10º
11º
12º
13º
27
10º
11º
12º
13º
14º
28
11º
12º
13º
14º
15º
29
12º
13º
14º
15º
16º
30
13º
14º
15º
16º
17º
31
14º
15º
16º
17º
18º
32
15º
16º
17º
18º
19º
33
16º
17º
18º
19º
20º
34
17º
18º
19º
20º
21º
35
18º
19º
20º
21º
22º
36
19º
20º
21º
22º
23º
37
20º
21º
22º
23º
24º
38
21º
22º
23º
24º
25º
39
22º
23º
24º
25º
26º


Beijos férteis!



7 comentários:

  1. JU eu nao faca a minima ideia de quando estou fertil, minha mesntruacao desceu dia 17/06 e paro dia 21/06.
    Depois falho o mes sete e veio esse mes dia 21/08 e paro dia 26/08.
    Como posso saber que estou fertil? eu nunca tive muco :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jhoy

      Ciclo irregular é complicado saber o dia da ovulação, é bom ir ao médico ver qual o motivo desses ciclos irregulares, ver o que pode fazer para regular e assim contar direitinho, pq PF varia de acordo com o tamanho do ciclo.

      Beijos e boa sorte!

      Excluir
  2. Faltam sete dias pra minha m vim ate ontem estava com muco de progesterona e hoje sumiu não estou com sintomas só muito sono cansada a toa e peitos inxados e com bolinhas posso estar gravida

    ResponderExcluir
  3. Faltam sete dias pra minha m vim ate ontem estava com muco de progesterona e hoje sumiu não estou com sintomas só muito sono cansada a toa e peitos inxados e com bolinhas posso estar gravida

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde, namorei com meu marido e ele tinha gozado dentro de mim e faltava 7 dias pra eu voltar a tomar k remedio, mas esqueci passou mas de 7 dias e agora ta saindo uma pasta branca dentro da minha vargina o que faço o que poderia ser?

    ResponderExcluir
  5. Olá, uso injeção de 3 em 3 meses. Tive pneumonia e usei 3 antibióticos, isso.no final do meu último mês de anticoncepcional ( tinha q ter tomado dia 07/06) até aí okay. Tive relações desprotegidas, não sei quando menstruo, pois a tempo q uso a injeção. Mais sei q estava no período fértil pelo muco. Após 8 dias de ovular sempre sentindo.colocass ovário esquerdo, senti fisgadinhas no uterinas( já tive bebê então sei como eh a fisgadinhas, tipo contração só.q beeeeem leve) aí saiu um muco tipo clara de ovo só q.marrom.claro. Hoje... Um dia depois desse muco descer. ( q foi só uma vez, acho q pode ser.ou um.escape.ou Nidação ) fiz exame de toque e pela.manha Tava um muco qualhadinho e tal e agira a noite está saindo ( ao fazer o toque) muco gelatinoso como se fosse clara de ovo.
    E hj tá uma leve dor nos.seios...será q estou grávida?
    Não sei q dia teria q menstruar pois coMo eu disse... Não.menstruo

    ResponderExcluir
  6. Ju, desde o dia 24 observo muco elástico, no início em grande quantidade,vagina úmida. Treinei hj 7 dias depois percebi que ainda tinha muco elástico em pouca quantidade misturado com muco branco. É normal?

    ResponderExcluir